Viajar pra Praia com bebê

A partir de quantos meses o bebê pode ir à praia? Como escolher a melhor praia pra bebê? O que levar quando for viajar pra praia com bebê? Como organizar os horários?
viajandocombebespraia

Se você esperou a multidão sair das praias para viajar com o bebê pra praia, fez bem. Fugiu das filas e congestionamentos e ainda teve tempo de ler o último episódio da série “Viajando com bebês”, a praia. Afinal, ainda tem muito verão pela frente.

E ainda dá tempo de se inscrever para receber a Temporada Completa por e-mail e poder imprimir. É só enviar seu e-mail.

A partir de que idade o bebê pode ir à praia? 

Não existe regra para isso, é pessoal e uma escolha dos pais. Assim como o primeiro passeio. Como falamos lá no 1º episódio da série “Como e Quando  começar?”, o melhor pra viajar é depois dos 3 meses. Mas no caso da praia, exige mais cuidados.

Na minha opinião, se o bebê só pode usar protetor solar depois dos 6 meses, não tem sentido levá-lo na praia antes disso. Mas cada situação deve ser avaliada individualmente de acordo com a programação dos pais e estrutura disponível.

Apartir dos 6 meses ele pode ir à praia para acompanhar os pais, mas ainda não vai aproveitar o passeio. Então o melhor é que sejam períodos curtos do dia. Aproveite para tirar as fotos da primeira viagem à praia. Pode colocá-lo na areia, molhar o pezinho, mas não tem necessidade de entrar no mar. A água pode irritar a pele e os olhos, cuidado. Ele ainda sabe fazer castelo de areia, brincar com pazinha, e vai acabar comendo a areia. :) Melhor deixá-lo sentado na toalha mesmo.

Sempre que tiver contato com a areia lave as mãos do bebê pois com certeza ele irá colocá-la na boca toda hora.

Depois de 1 ano, quando ele já está andando dá pra curtir e brincar um pouco mais.

O que levar na viagem pra praia com o bebê?

Fora tudo o que foi dito no Episódio “Arrumando as Malas”, na viagem pra praia com o bebê nunca pode faltar o Protetor Solar. Não precisava nem dizer, mas tem gente que esquece. Peça uma recomendação de protetor solar infantil ao seu Pediatra e Compre um pote grande ou dois. Para usar à vontade, reaplicar muitas vezes, sem economia.

Em dias nublados redobre a atenção com o protetor solar. São os dias que mais queimam os bebês.

Além disso, quando for à praia não esqueça de levar água mineral. Ainda que você possa comprar na praia, é sempre bom ter a sua, que você conhece a origem.

Repelente próprio para a idade. Difícil encontrar uma região de praia que não tenha pernilongos. É melhor se proteger e proteger os pequenos, mas fique atenta à idade recomendada do Repelente Infantil, a maioria é permitida apenas após os 2 anos de idade. Peça uma orientação à seu pediatra. E nos menores vale a pena usar tela antimostiquito no berço ou carrinho.

Fralda de piscina. Eu não recomendo que os menorzinhos entrem na água, mas para os que vão se aventurar ou para aqueles que estão lugares com piscinas, é sempre bom usar fraldas apropriadas para a água.

Piscina inflável pode ser muito útil e divertido. Ao invés de colocar água do mar, tente colocar água das duchas de banho. Cuidado para a criança não ficar colocando a água na boca, porque a ela pode não ser limpa. Não enche a piscina para evitar afogamentos, e ainda assim fique ao lado do seu bebê o tempo todo.

Toalha nunca é demais. Tanto para secar o bebê ou para arrumar um cantinho para ele descansar ou brincar sem ficar direto na areia. Leve muitas.

Leve os brinquedos preferidos dele e outros mais próprios para a praia.

Leve sempre roupas leves, claras e chapéu com abas para proteger as orelhas também.

Como escolher a melhor praia para o bebê?

Escolha uma praia com areia limpa, evite sujeira e poluição. E o mais importante é a qualidade da água, se a praia é própria para banho ou não. Ainda que o bebê não vá entrar na água é bom levá-lo em um lugar mais seguro para evitar doenças de pele e doenças que causam vômitos e diarréia.

Em São Paulo, o site da CETESB informa a qualidade da praia. Procure no Google, um site que informe a qualidade das praia do seu Estado.

Facilidades na praia. Depois de escolher uma Praia Limpa, veja se ela tem a estrutura necessária para receber você e seu bebê. Não ainda ter uma praia super limpa e linda no deserto, onde é difícil chegar, você não nem onde lavar as mãos e não vende nem água.

As praias urbanizadas podem não ser tão bonitas mas oferecem uma infra-estrutura mais adequada para famílias. Fácil acesso, restaurantes, serviços de praia com ducha, guarda-sol, tudo isso conta na hora de levar as crianças.

Cuidado com a água. Se der prefira comprar água no supermercado e levar a água do bebê. Ofereça bastante líquido no calor para evitar a desidratação.

Cuidados com a comida. O melhor é levar toda a comida do bebê, e uma maneira para conservar a temperatura (bolsa térmica com gelo). Tenha cuidado com a água de coco também, pois pode contaminar na hora de abrir o coco.

Como organizar os horários com o bebê? 

Não deixe o bebê exposto ao sol, use o Guarda-sol, e ainda assim tem que aplicar o protetor solar, pois os Raios são refletidos na areia e queimam do mesmo jeito.

O melhor é dividir a ida à praia em duas etapas por dia. Uma logo cedo, até as 10 da manhã. Volte para casa, dê almoço, banho e deixe-o descansar, e depois no fim da tarde pode ir outra vez, depois das 4 ou 5 da tarde (se for horário de verão). Assim você aproveita o dia e o bebê não se cansa. Ainda assim não se esqueça do protetor solar e do guarda-sol.

Como usar o protetor solar corretamente?

Aplique o protetor pelo menos meia hora antes de ir à praia ao chegar à praia e ter contato com o sol, reaplique nas áreas expostas. E vá aplicando sempre que precisar, a cada duas horas se você continua na praia e sempre que a criança transpirar ou entrar na água.

Aplique em todo o corpo, não esqueça dos pés, mãos e couro cabeludo, que pode queimar mesmo se tiver com chapéu e passe atrás da orelha também. É uma área muito sensível que muitas pessoas esquecem de passar o protetor e a queimadura é muito dolorida.

Tenho certeza que esqueci um monte de coisa, e você? O que leva quando vai viajar pra praia com bebê? Deixe seu comentário no Facebook. Não esqueça de levar o telefone do Seu Pediatra também. Eu espero que não, mas vai que precisa…

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Boa Viagem,
Dra Fernanda Freire

Não perca as novidades!