Viajando com bebês – quando e como começar?

Veja qual a idade ideal para começar a viajar com bebê, por que o bebê também é beneficiado, e por onde começar os primeiros passos de uma viagem em família.

Crédito: GettyImages
Crédito: GettyImages

No início tudo é novo e o bebê ainda é indefeso. você não tem segurança nem para levá-lo ao parque, e não quer imaginar como seria viajar com ele. Dificilmente caberiam no carro tudo o que você precisa.
Mas um belo dia você acorda e enxerga que é hora retomar as atividades que você gostava de fazer antes que ele nascesse. Dentre elas viajar é uma coisa que você adorava. Não é porque você tem um bebe (pequeno ou grande) que você precisa abrir mão dos seus gostos. Dá para conciliar tudo.
Muitos podem dizer que não vale a pena viajar, porque para o bebê pequeno não tem nenhum benefício nenhum, já que ele nem sabe o que está acontecendo. E estão certos, o bebê não aproveita nada. Mas eu penso que pais felizes geram crianças felizes. Então, uma viagem para sair da rotina, dar um suspiro, fazer coisas diferentes, beneficiará o bebê indiretamente. Os riscos podem ser controlados. Quando o bebê é maiorzinho, ver pessoas, ambientes diferentes, estimula o desenvolvimento tanto de relacionamento interpessoal, quanto o desenvolvimento de habilidades e dos sentidos.
Nesse série, “Viajando com Bebês”, vou abordar alguns temas que podem ajudar na hora de tomar coragem e enfrentar a estrada (ou o céu). Veja aqui quais serão os próximos assuntos da série.

Hoje começamos pelo começo: quando e como começar a viajar com o bebê.

Qual é a Idade ideal para começar a viajar?

Após os 3 meses, você e o bebê já estão mais acostumados a nova rotina. Você já “pegou o jeito da coisa”, sabe porquê e quando ele chora, como ele dorme, e o melhor de tudo: sabe o que ele come.
Sim, a amamentação é uma dádiva que te ajuda também nessa hora. O leite materno está pronto, quentinho, nunca acaba, e está sempre nas mãos. Não é maravilhoso? Uma preocupação a menos para você. Muitas viajantes relatam que a melhor época para viajar é essa, entre os 3 e os 6 meses. Por esse motivo.
Minha primeira viagem foi quando o Marcos já tinha 6 meses, e tínhamos acabado de iniciar as frutinhas. A verdade é que como eu continuava amamentando não tinha problema em parar para dar a frutinha. E é até divertido arrumar uma praça bonita ou um parque para fazer isso. Quando era hora da “refeição principal” estava sempre pronto também, o leite materno nunca falha.
Então se seu bebê ainda não tem 6 meses, aproveite, não é desculpa para não sair de casa. Se ele já completou 6 meses e você continua amamentando, melhor ainda. E se você infelizmente não pode amamentar, não desanime, você também pode viajar, dá para se virar bem. Em um dos posts da série “viajando com bebês” falarei só sobre as dicas de alimentação durante as viagens.

Como começar? Qual será o primeiro passo?

O primeiro passo deve ser pequeno, você não deve dar um passo maior do que a perna.
Você não vai querer que sua primeira experiência seja em um cruzeiro de 15 dias no alto-mar. Dali não dá para fugir, não dá pra desistir, nem pedir para o capitão fazer o retorno ou dar uma paradinha.
Então comece com viagens curtas, um fim de semana, de sábado a domingo ou no máximo, de sexta a domingo. Feriados prolongados são convidativos mas enfrentar congestionamentos, filas em supermercados, restaurante e hotéis lotados é para os mais aventureiros e experientes. Esse dia logo chegará. Enquanto não chega, comece devagar mesmo.
A primeira viagem é uma caixinha de surpresas. Pode ser fantástica ou um desastre. Se não for tão boa, não desanime. O estresse da primeira saída, do novo, de não saber como fazer as coisas e se vai funcionar ou não, atrapalham. Na próxima vez você estará mais relaxada, e o bebê sentindo isso se comportará melhor também.

E você ? Já viajou com seu filho? Como foi a primeira experiência? Curta nossa página no facebook e acompanhe os próximos passos para viajar tranquila e aproveitar.

Quer receber o Guia Básico Completo – Viajando com Bebês por e-mail para poder imprimir e levar nas viagens? Escreva seu nome, e-mail e clique em “Enviar” aqui:

O e-mail será enviado após a publicação de todos os posts “Viajando com Bebês”.

Boa Viagem,
Fernanda

Comments are closed.

Não perca as novidades!