Vacina da Gripe H1N1 – Influenza

Precisa dar a vacina da gripe de novo? Vale a pena dar a nova vacina da gripe? Quais os sinais da gripe? Qual o risco? Veja quais os tipos de vacina da gripe que tem.

vacina da gripe
Fonte: GettyImages

Você já conhece a vacina da gripe. Os casos de gripe começam cada vez mais cedo . Na cidade de São Paulo, muitos hospitais já registraram casos. Nas crianças, algumas precisam inclusive ser internadas. As escolas enviam circulares aos pais, para alertar sobre os riscos. E a boa notícia é que esse ano os professores também receberam a vacina gratuitamente pelo SUS. Como a gripe normalmente gera muito pânico e insegurança nas mães, resolvi já escrever esse Post para tirar as principais dúvidas.

 

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza.  É transmita através do contato com outras pessoas doentes, pelas secreções respiratórias, espirro, saliva, e também pode se transmitir de forma indireta, pelas mãos contaminadas ou superfícies contaminadas, quando a pessoa toca em um objeto e depois outra pessoa vai lá e toca também e coloca a mãos na boca ou coça os olhos, por exemplo. Por isso, é muito comum o vírus se espalhar nas escolas, pois além de ficarem em salas fechadas, as crianças compartilham os brinquedos e colocam muito a mão na boca.

Quais os sinais e sintomas da gripe?

A gripe causa febre de início repentino, com tosse ou dor de garganta e pode ter também cefaleia, dor no corpo, nas articulações, e o médico já excluiu outras doenças que podem também podem ter esses sintomas.

Em criança menor de 2 anos, considera-se também: febre de início súbito e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), se o médico descartou outras doenças.

Qual o risco da gripe? Por que a gripe preocupa tanto?

Além do mal-estar provocado, a gripe pode complicar causando pneumonia, dificuldade respiratória, e algumas vezes a pessoa precisa ficar internada para se recuperar. Os grupos de maior risco para as complicações são as crianças, as gestantes e os idosos.

Meu filho já tomou no ano passado, precisa tomar de novo?

Os vírus circulantes da gripe mudam a cada ano, é um tipo que sofre mutações e aparecem novos tipos. A vacina é feita baseada nos tipos que forem mais frequentes e mais perigosos no período anterior. Por isso que todo ano a vacina muda e precisa tomar de novo. Além disso a imunidade produzida pela vacina é curta, cerca de 9 meses, por isso mesmo que tenham alguns tipos iguais que no ano passado precisa vacinar.

Qual vacina da gripe está disponível? Qual a diferença da vacina na rede particular para a vacina na rede pública?

Existem 2 tipos de vacina para a gripe:

1) a vacina trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus: 2 tipos de Influenza A, e um tipo de Influenza B. Essa é a vacina de tem na rede pública, SUS.

2) A vacina quadrivalente, protege contra os 3 tipos da trivalente mais um tipo de Influenza B.

Vale a pena já vacinar? 

O quanto antes tomarmos a vacina melhor é, pois serão no mínimo 14 dias para começar a ficar protegido. Então não espere aumentar o número de casos de gripe na sua cidade. Vacine!

Quando começa a campanha de vacinação contra a gripe do governo?

A campanha começou mais cedo esse ano, dia 17 de abril para os idosos é dia 24 de abril para as crianças. É a rede particular também já está com a vacina disponível.

Protejam-se,

Dra. Fernanda Freire – Pediatra em São Paulo.

Está procurando Pediatra em São Paulo? Quer agendar uma consulta? Preencha abaixo seus dados ou clique aqui para receber as informações .




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Não perca as novidades!