Seu Filho fica muito doente?

Seu filho fica mais doente do que o normal? Tem infecções de repetição? Quando é preciso ficar alerta? Semana Mundial da Imunodeficiência primária. O que é isso?

Fonte: Grupo Brasileiro de Imunodeficiência. (www.imunopediatria.org.br/)
Fonte: Grupo Brasileiro de Imunodeficiência. (www.imunopediatria.org.br/)

Seu filho fica muito doente? Estamos na Semana Mundial da Imunodeficiência Primária, e talvez você tenha visto alguns balões voando pelo ar da cidade para chamar atenção para esse fato.

O objetivo do evento que acontece em todo o mundo é aumentar a conscientização sobre esse tipo de doença, ajudar no diagnóstico e no tratamento de mais pessoas.

O que é Imunodeficiência Primária?

Imunodeficiência Primária é um grupo de mais de 150 doenças que acontecem por algum erro genético no sistema imunológico. O sistema imunológico é composto por vários tipos de células e a pessoa nasce com defeito em um ou mais tipos dessas células. Por isso ela vai ter infecção com mais facilidade, apresentando infecções de repetição ou infecções graves.

Os sintomas geralmente aparecem ainda na infância e nos casos mais graves pode aparecer já nos primeiros meses de vida. Mas às vezes o diagnóstico pode ser feito só na adolescência ou na fase adulta. Ou porque as infecções eram mais leves ou porque ninguém prestou atenção antes.

O diagnóstico precoce, ou seja, logo no início dos sintomas permite buscar maneiras de prevenir as infecções e proceder com o tratamento adequado, melhorando a qualidade de vida dessas crianças e diminuindo os riscos delas pegarem infeções graves que coloquem a vida em risco.

Falei um pouquinho mais sobre esse assunto no Dia de Visita de hoje, no Mãe de Guri. Clique aqui para participar desse bate-papo e ver quem é o especialista que trata essas doenças (BREVE).

Todo mundo pensa que criança ficar doente é “normal”. E realmente é. Mas existem alguns sinais que podem indicar que a criança está ficando mais doente do que o normal e que é bom dar uma olhada para ver se o sistema imunológico está funcionando bem.

Veja na figura os 10 sinais de ALERTA para Imunodeficiência Primária. É bom lembrar que esses sinais devem ser avaliados pelo seu médico de confiança, já que muitas vezes o médico do Pronto-Socorro não tem chance de reexaminar seu filho para fechar o diagnóstico com certeza.

Se seu filho anda ficando muito doente, o melhor a fazer é conversar com Seu Pediatra. Ele irá avaliar se é necessário solicitar algum exame e se é preciso encaminhá-lo para uma avaliação com o especialista.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Beijos e Cuidem-se,

Dra. Fernanda Freire

Mais informação sobre Imunodeficiência primária você encontra aqui:

http://www.abri.com.br/

http://www.imunopediatria.org.br/

http://www.worldpiweek.org/

Não perca as novidades!