10 Sinais de que seu filho pode não estar bem

Que sinais indicam que uma criança não está bem? O que você deve observar? A mãe pode não perceber que o filho está doente. Quando procurar o pediatra?

filhoestadoenteEsse texto eu escrevi no ano passado para o MãedeGuri, e compartilho agora aqui com vocês.

No início da vida do bebê vamos ao pediatra toda hora. Depois o bebê vai crescendo e as consultas vão ficando menos frequentes. Se você quiser relembrar quais são as consultas de rotina clique aqui. Mas entre uma consulta e outra devemos ficar alerta à alguns sinais que podem indicar que nosso filho não está bem de saúde.

Fique de olhos e ouvidos sempre atentos que seu filho pode estar tentando mostrar que não está muito bem de saúde e às vezes a gente não percebe por causa da correria do dia a dia e fica postergando a ida ao pediatra.

 

  • Perda de Peso ou Não ganhar peso:

A primeira coisa que sofre alteração na criança quando alguma coisa não vai bem é o peso. Criança tem sempre que crescer, as curvas de crescimento são sempre ascendentes. Se você percebe que seu filho não está engordando ou está emagrecendo, converse com seu pediatra para descobrir a causa disso.

  • Perda repentina do apetite

Tem que criança que sempre teve o hábito de comer pouco, e isso pode ter várias causas, inclusive ser o padrão dela mesmo. Mas se seu filho era daqueles que sempre comeu bem e de repente passa a não querer comer nada, procure seu pediatra para saber se tem alguma coisa errada.

  • Cansaço e Apatia

Crianças são elétricas, tem muita energia, curiosidade e vontade de fazer tudo. Se você percebe que ultimamente seu filho para de brincar logo no início da brincadeira, reclama que está cansado, sente falta de ar, e não tem ânimo ou vontade de fazer nada, só que dormir, é melhor dar uma checada com o pediatra se tem alguma coisa atrapalhando ele.

  • Palidez

Todo mundo tem uma cor da pele característica, se você nota que seu filho está mais branco que o normal, está pálido, olhando na boca parece que também não está mais vermelhinha como era antes, tem uma cor mais apagada, esse podem ser sinais de anemia. Peça para o seu pediatra avaliar.

  • Manchas roxas ou sangramento fácil

Criança se machuca o tempo todo, cai aqui, bati ali, é normal. Mas se você percebe que qualquer “esbarradinha” está deixando mancha roxa no local (hematomas), ou se ele demora para parar de sangrar quando se machuca, ou sangra com facilidade até quando escova os dentes, é melhor conferir se está tudo funcionando bem. Procure seu pediatra.

  • Infecções muito frequentes

As crianças pequenas ficam doentes com facilidade, principalmente quando vão para a escola. Se as infecções tem sido muito frequentes, ou se ele começar a ter infecções mais graves, como pneumonias, ou infecções que demoram muito para curar, como diarreia, veja com seu pediatra se essas infecções estão dentro do esperado.

  • Febre

É claro que toda febre deve ser avaliada pelo pediatra para descobrir qual a causa da febre. Mas às vezes a febre vem de vez em quando e melhora sozinha, e a mãe acha que não tem importância e demora para procurar o pediatra. Essas febres que vão indo e voltando sem você saber a causa, podem ser um sinal que alguma coisa não está bem. Não demore para procurar seu pediatra.

  • Gânglios aumentados

Toda mãe conhece a famosa “íngua”, os gânglios podem aumentar em qualquer infecção, indica que estamos tentando combater a infecção e depois eles somem sozinho. Mas se seu filho tem algum desses gânglios que não desaparecem, ou tem gânglios aumentados em várias lugares, ainda que ele não sinta nada precisa ir ao pediatra para descobrir a causa.

  • Dor nos ossos ou nas juntas

Ainda que muitos achem que a dor pode ser do crescimento, esse diagnóstico só pode ser feito se forem excluídas outras causas. Valorize as queixas do seu filho, acredite nele. É melhor perguntar ao pediatra se está tudo bem com ele.

  • Dor de Cabeça e dificuldade na escola

Igual que a dor no corpo, você precisa acreditar na criança. Se ela reclama muito de dor na cabeça, começa a ir mal na escola, precisamos verificar a causa disso.

Fique de olhos e ouvidos sempre atentos que seu filho pode estar tentar mostrar que não está muito bem de saúde e às vezes a gente não percebe por causa da correria do dia a dia e fica postergando a ida ao pediatra. Se seu filho reclama de alguma coisa, ou, ainda que ele não reclame, se você percebe que o comportamento dele está diferente, marque seu pediatra para certificar de que está tudo bem.

Acompanha as novidades na FanPage também, para ficar sempre em dia com a saúde do seu filho. Beijos,

Dra. Fernanda Freire

www.seupediatra.com

www.sbp.com.br

*Texto publicado em Março 2015, com revisões posteriores.

Não perca as novidades!