Como parar o soluço do bebê?

Por que o bebê soluça? As simpatias para parar o soluço funcionam? Soluçar faz mal para o bebê? Veja o que é soluço e se tem como parar o soluço do bebê.

comopararosoluçoÉ normal o bebê soluçar toda hora? 

O soluço é muito comum em bebês novinhos, antes de 1 ano de idade eles ocorrem muito, e são ainda mais frequente até os 3 meses.

Os bebês soluçam até dentro da nossa barriga. Como já comentei aqui, tive que fazer repouso no final da minha gestação. E meu bebê soluçava todos os dias, acho que durante o repouso a gente tem mais tempo para reparar. Eu até gostava de sentir ele soluçando porque me dizia que ele estava bem. Outras mães podem assustar e não saber que é o bebê soluçando, mas é normal ele soluçar dentro da barriga.

Por que os bebês soluçam?

Temos um músculo em baixo do pulmão que se chama diafragma, ele se contrai para que o ar entre no pulmão. Quando ele se contrai “fora do ritmo”, o ar entra na “hora errada” e produz aquele som característico do soluço.

Bebês soluçam mais os adultos porque ainda não o controle total desse mecanismo já que o sistema nervoso ainda é imaturo. O estômago está logo abaixo do diafragma. É muito comum ocorrer soluços após as mamadas, às vezes o bebê arrota ou regurgita um pouquinho de leite e começa a soluçar.

Como evitar o soluço?

Veja a posição que está amamentando e tente evitar que ele engula ar, porque isso estufa mais o estômago e facilita a volta do leite e o soluço. Se, por algum motivo, ele usa mamadeira, escolha uma que evite o acumulo de ar, deve ser adequada para a idade dele, e jamais aumente o furo. A velocidade com que ele toma o leite também pode favorecer o soluço.

Se ele já come, não dê a comida muito rápido e com pressa, tenha calma.

As simpatias para parar o soluço do bebê funcionam? Tem como parar o soluço do bebê?

Você deve conhecer um monte de simpatias para parar o soluço, mas não existe nenhum estudo dizendo que elas funcionem. Pelo contrário, muitos estudos mostram que não adianta nada. Algumas podem ser inofensivas para o bebê, mas muitas podem prejudicá-lo. A melhor simpatia é o carinho, segure ele e espere um pouco que o soluço vai passar. Jamais dê susto ou líquidos estranhos para ele tomar.

Soluçar faz mal para o bebê? 

O soluço incomoda mais a gente do que aos bebês. Dizem que eles não se incomodam, mas não sei como eles sabem isso. O fato de soluçar não faz mal para o bebê, é passageiro, passa logo e sozinho. Mas soluçar muito pode ser sinal de refluxo ou outros problemas.

Se seu bebê não para de soluçar ou você acha que o soluço acontece muitas vezes, converse com seu pediatra, conte se o leite volta muitas vezes, ou se ele tem dificuldade para comer e chora muito.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

 Dra. Fernanda Freire
Publicado originalmente em 02/12/2014, com revisões posteriores.

Não perca as novidades!