Pode dar remédio antes da vacina?

Tem problema dar antitérmico antes da vacina para evitar reação? Veja para que serve a vacina, porquê a criança pode ter febre, e quando você deve dar o remédio.

diferencavacinapostoparticular

Logo que nasce o bebê já começa a tomar as vacinas e depois ainda virão muitas outras. Umas costumam causar mais reações que as outras. O bebê pode ficar mais choroso, apresentar febre, e nós mães ficamos sempre preocupadas com a próxima dose.

Escrevi esse post para o Mãe de Guri há algum tempo e como algumas pessoas ainda lebram resolvi compartilhar aqui com vocês. Dá uma lida:

O que é e qual é a função da vacina?

A vacina é um “pedaço” de um vírus ou bactéria. Quando recebemos a vacina, nosso sistema imunológico (“os soldados), vão produzir ”armas” (anticorpos) para destruir esses “pedaços”.

Quando um dia, o vírus ou bactéria, de verdade, tentar entrar no nosso corpo, já temos as “armas” para destruí-lo e não vamos ficar doentes. A ideia é essa: prevenir as doenças.

Por que a criança pode ter febre quando toma vacina?

Lembra do dia que falamos sobre “Febre – Amiga ou Inimiga”? Lá explicamos que a febre é como um ”GRITO” dos nossos soldados, chamando outros para ajudar. Quando tomamos uma vacina, estamos simulando uma infecção para nosso organismo. E, por isso, algumas pessoas podem ter febre, para chamar outras células para produzirem anticorpos contra a vacina. São poucos os que tem febre. Varia de pessoa para pessoa, a mensagem para chamar os outros soldados pode ser mais leve, e a pessoa não apresentar febre, nem nada, e só produzir os anticorpos.

Qual o problema de medicar antes de vacina?

 Alguns estudos viram que dando antitérmico antes apresentar algum sintoma, essa mensagem, ou esse “grito” poderia ser abafado, diminuído, e isso faria com que algumas pessoas não produzissem os anticorpos contra a vacina, e ficariam sem proteção, ou com pouca proteção contra a doença.

Algumas mães acham que não podem dar remédio antes da vacina mas dão logo depois de tomar a vacina. E o que diz o estudo é que os que tomaram remédio sem ter nenhum sintoma, mesmo depois de tomar a vacina, tiveram níveis de anticorpos mais baixos.

Se a criança apresentou qualquer sintoma que necessite usar a medicação, como febre, dor, o uso do remédio não vai interferir com a produção dos anticorpos, pois o “Grito” chamando os outros soldados, já foi dado. Você pode dar o remédio que seu pediatra recomendou, sem nenhum problema.

Quando vale a Pena medicar ANTES?

Não quer dizer que todos que usarem remédio antes da vacina, ficarão sem proteção. Acontecerá isso apenas com alguns deles.

Em crianças que apresentaram reações graves em doses anteriores, ou que tenham algum risco, pode ser que o pediatra mande tomar o remédio antes de vacinar. Porque, nesse caso, o risco de apresentar reação é maior que o benefício te ter a imunidade completa contra a doença.

Por isso, o melhor a fazer é seguir a orientação do Seu Pediatra, em relação à qual remédio usar, em que dose, e quando você vai precisar usar. Jamais medique por conta própria.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Não perca as novidades!