Protetor solar para criança – Como escolher?

A partir de que idade pode usar protetor solar para criança? Qual protetor a criança pode usar? Criança pode usar protetor de adulto? Qual a importância do protetor solar?

protetor solar para criança
Fonte: GettyImages

Depois do Guia de Repelentes (aqui) para criança, com esse calor e muita gente indo para a praia, resolvi falar sobre o protetor solar. Um Guia rápido de como escolher o protetor para as crianças.

A partir de que idade a criança pode usar protetor solar?

Até os 6 meses não tem nenhum protetor solar indicado para bebês. Porque eles ainda são pequenos, tem a pele fina e sensível, podendo absorver mais o produto e apresentar reações. Dependendo do risco seu pediatra pode indicar algum protetor. Converse com ele para saber a opinião dele sobre o assunto, mas não use nada sem a indicação do médico.

Como proteger os bebês menores de 6 meses?

Devemos evitar a exposição solar nessa idade. Sol só o do início da manhã ou do final da tarde, e ainda assim por curtos períodos. Se você for sair com o bebê, deve protegê-lo com roupas leves e frescas (de preferência com tecidos naturais) e chapéu, e procure ficar em locais protegidos do sol e frescos.

Qual o protetor adequado para cada idade? Como escolher o protetor solar?

A partir dos 6 meses existem os protetores solares específicos para crianças.

Entre 6 meses e 2 anos a recomendação é usar um protetor solar de barreira física (100% físico), que é mais seguro nessa faixa etária. São os filtros “baby” ou “mineral”.

A partir dos 2 anos o recomendado é o uso de filtro solar infantil que são, em geral, uma mistura de filtros químicos e físicos. São os “Kids”, “Infantil” ou “Criança”.

Peça sempre uma indicação de marca e composição para o seu pediatra.

Prefira os protetores resistentes à agua, aqueles que não ardem os olhos da criança (“livre de lágrimas” para evitar irritação caso o produto entre em contato com os olhos) e escolha os hipoalergênicos para evitar reações. Ainda assim, lembre-se sempre de testar o produto em uma pequena área alguns dias antes de ir à praia e precisar usar o protetor no corpo inteiro. Você pode aplicar em uma pequena área na parte de dentro do braço e observar. Se a criança tiver alguma reação, peça à seu pediatra para que ele recomende outra marca.

O protetor solar deve bloquear tanto os raios UVA como os UVB. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele, mas também tem efeito carcinogênico, e os raios UVB são responsáveis pelas queimaduras e pelos efeitos carcinogênicos (que provocam o câncer de pele).

É melhor optar pelos protetor em tipo creme do que os tipo spray. Você controla melhor a quantidade e áreas em que você aplica e não tem risco da criança inalar o produto.

Qual a diferença do protetor solar de criança para o de adulto?

O protetor solar dos adultos funciona de maneira diferente, eles usam mais substâncias químicas para criar a barreira, e por isso podem provocar reações nas crianças pois penetram mais no organismo. O protetor das crianças usam filtros físicos (normalmente chamados bloqueadores) ao invés dos químicos, por isso são mais seguros.

Os filtros físicos atuam como barreira física, principalmente refletindo os raios UV. Contém pequenas partículas de dióxido de titânio e óxido de zinco e outros minerais. Não são irritantes, nem sensibilizantes.

Os filtros químicos atuam principalmente absorvendo UVA como antralinas e avobenzona e raios UVB como benzofenona-3 (oxibenzona), PABA, cinamatos, salicilatos, octocrileno. Maior risco de dermatite de contato.

De que fator de proteção a criança deve usar o protetor? 

Escolha os protetores com proteção a partir de 30 FPS. Para os mais claros, o melhor é escolher a partir de 40 FPS.

Qual a importância do protetor solar? 

O sol além de provocar queimaduras que trazem dor, desconforto e risco para a criança, também é responsável pelo surgimento de manchas e o principal responsável pelo câncer de pele. A radiação ultravioleta tem um efeito cumulativo na pele, ou seja, desde criança você precisa se proteger para evitar o câncer de pele na fase adulta e na terceira idade. Estima-se que mais de 75% da radiação solar da nossa vida é recebida até os 20 anos. Por isso, a importância de proteger nossas crianças.

Como aplicar o protetor solar? 

Nos dias em você vai para a praia passe o protetor antes de sair de casa (30 minutos antes de chegar na praia), no corpo todo antes de colocar a roupa da criança. Assim você não esquece nenhum local. Depois você vai reaplicando nas áreas expostas de acordo com a orientação do rótulo do produto (normalmente a cada 2 horas). Reaplicar sempre após entrar na água ou quando a criança suar muito, mesmo que não tenha passado o tempo indicado.

Não economize na quantidade, aplique bastante, uma camada grossa. Para não correr riscos, você pode aplicar uma camada e depois repassar para reforçar e garantir que passou em tudo.

Ainda que esteja com protetor você não deve esquecer o chapéu para proteger o couro cabeludo. Não esqueça de aplicar protetor nas orelhas, que tem a pele muito fina e queima fácil. Tenha cuidado especial com as dobras também porque a pele é mais fina queima fácil e pelo atrito o protetor pode sair. Se possível utilize aquelas camisetas próprias para praia com proteção UV. Não se esqueça da parte de cima dos pés e do pescoço, pelo contato com o chinelo e a gola da camiseta o protetor pode ser removido e acabar queimando a área.

Mesmo com protetor bem aplicado evite os horários de sol mais forte entre 10 e 16 horas. E lembre-se que mesmo se vocês estiverem na sombra tem que usar o protetor pois os raios são refletidos na areia e na água.

Não se esqueça de que mesmo nos dias nublados, precisa caprichar na proteção, pois os raios UV estão ali do mesmo jeito e queimam, mesmo que a gente não sinta.

Não se esqueça de oferecer bastante água para as crianças beberem, e leite materno para os bebês.

Boa Praia! Beijos,

Dra. Fernanda Freire

Referências:

Sociedade Brasileira de Pediatria – Fotoproteção na infância 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Não perca as novidades!