Vacina Contra Coqueluche para as Grávidas

O que é Coqueluche? O que é a vacina dTpa? Veja por quê o SUS começou a oferecer vacina da coqueluche para as Grávidas. Qual sua importância para gestante?

Crédito: Getty Images
Crédito: Getty Images

Você viu que esse o SUS começou a oferecer a vacina dTpa para grávidas entre 27 e 36 semanas de gestação.

O que é a vacina dTpa?

É a vacina contra difteria (d), tétano (T) e coqueluche (p de pertussis – a bactéria que causa a coqueluche). É a vacina conhecida como tríplice bacteriana. O “a” significa que a vacina da coqueluche é acelular, ou seja, é feita com pedaços pequenos da bactéria, para reduzir as chances de reação.

Antes as gestantes, assim como os adultos, tomavam apenas a vacina dT, par proteger contra o tétano. Para adultos a vacina para coqueluche tinha ser comprada nas clínicas particulares.

Agora o Instituto Butantan irá produzir a vacina, e o governo oferecerá gratuitamente às gestantes.

O que é coqueluche?

Coqueluche é uma doença causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Você pode conhecer como Tosse Comprida e talvez já tenha tido quando criança ou conheceu alguém que teve. Ela é transmitida através do contato com a pessoa doente, que elimina gotículas ao falar ou tossir.

O principal sintoma da doença é a tosse. A pessoa tosse, tosse, tosse, cansa de tanto tossir. Perde o fôlego. São as tosses em guincho, que caracterizam a doença.

Por que é importante que as gestantes se vacinem?

As crianças só começam a ser vacinadas contra a coqueluche a partir dos 2 meses. E ainda assim, a proteção da vacina não é total, por isso que existem os reforços com 4, 6 meses e depois com reforço aos 15 meses e 4 anos.

A proteção não dura a vida toda, e por isso alguns adultos começaram a ter coqueluche e passar a doença para as crianças pequenas que ainda não estavam protegidas.

Você deve imaginar que tosse em um recém-nascidos deve ser grave, não é? E realmente a coqueluche é grave em crianças pequenas, pois pode ter complicações da respiração. Por isso a vacina é oferecida às gestantes, assim elas passam os anticorpos para o bebê, eles nascem protegidos. Depois as mães continuam protegendo o bebê através da amamentação, e elas também estarão protegidas, assim não tem risco de ter a doença e passar para o bebê.

Você achou importante essa informação? Explique para suas amigas. Curta nossa página do Facebook para ficar atualizada.

Cuide-se,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!