Repouso na Gravidez – Diferença entre o Absoluto e o Relativo

Algumas situações podem fazer com que você seja orientada a fazer repouso na gravidez. Veja o que pode ou não fazer no repouso absoluto e no relativo. 

Pregnant blonde women sleeping.

É claro que, por mais que uma gestante precise descansar, ninguém gosta de receber a notícia de que precisará fazer repouso na gravidez.

Primeiro porque te tira da sua rotina, você não poderá seguir fazendo as mesmas coisas de antes. E principalmente porque isso indica que o bebê corre algum tipo de risco, por isso você tem que diminuir o ritmo para evitar ao máximo o risco de abortamento ou parto prematuro.

Toda mãe quer proteger ao máximo seu bebê, e você seguirá todas as recomendações do obstetra. O tipo do repouso depende da condição que levou ao risco da gestação, e do estado do bebê.

Ainda ficou na dúvida do que significa repouso absoluto e repouso relativo? Tentamos esclarecer um pouco aqui.

Repouso Absoluto:

A grávida tem que ficar deitada o dia inteiro. Geralmente o médico permite que se levante apenas para tomar banho, ou ir ao banheiro. Mas nos casos mais graves, em que a grávida pode precisar ser internada, até isso pode ser proibido.

Você precisará muito de alguém que te ajude nesse período. Pois não poderá cozinhar, cuidar da casa, nem levantar para ficar buscando água ou mesmo comida pronta. Não tenha vergonha de pedir ajuda, é pela melhor das razões (o bem do seu filho).

Muitas vezes um revezamento entre mãe, sogra e amigas, ajuda pois não sobrecarrega ninguém. E se for necessário você pode contratar uma auxiliar ou cuidadora para tomar conta de tudo para você.

Repouso Relativo: 

A gravidade do caso e o risco é menor. Mas ainda assim não pode descuidar. No repouso relativo o médico geralmente permite que você ande pela casa, prepare a comida, troque de cômodo, fique um pouco sentada para ver filme ou televisão. Todo esforço físico ou emocional deve ser evitado.

Em alguns casos pode ser permitido fazer um passeio breve, sem esforços, para distrair e trocar um pouco o ambiente. Mas consulte o seu obstetra para ficar segura do que pode ou não fazer nesse período que ele recomendou o repouso.

No Repouso Relativo, talvez você não precise de ajuda “24 horas”, mas ainda assim vai precisar de ajuda. Para fazer uma compra, ir ao supermercado, ou ir atrás das coisas do enxoval do bebê se ainda não está pronto. Sempre tem coisa faltando. Então, saiba com quem você contar para realizar as atividades que você foi proibida.

Tenha sempre o telefone em mãos, para qualquer emergência.

O repouso pode parecer uma eternidade, principalmente porque a vontade de que o tempo passe logo e você possa ter seu bebê seguro ao seu lado é imensa.

Vai precisar ficar de repouso? Aqui dou algumas dicas do que fazer para passar o tempo durante o repouso. Se você tem sugestões, Curta nossa FanPage no Facebook e envie seu comentário.

Um abraço e Bom Descanso,

Dra. Fernanda Freire

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Não perca as novidades!