Quanto a mulher engorda na gravidez?

Quantos quilos a grávida engorda na gestação? Quantos quilos é saudável engordar? Qual é o ganho de peso ideal? É normal engordar mais que o esperado? De onde vem os quilos extras?

Fonte: GettyImage
Fonte: GettyImage

Você acabou de engravidar e já está preocupada se vai engordar muito ou pouco? Algumas gestantes engordam com mais facilidade, enquanto outras comem tudo o que DESEJAM e quase não engordam. A genética influencia um pouco. O importante é manter uma alimentação saudável e equilibrada ao longo da gravidez, para evitar complicações.

Está curiosa para saber quanto a mulher normalmente engorda na gravidez? A grávida engorda em média entre 7 e 12 kilos durante os 9 meses da gestação.

De onde vem esses quilos extras?

A maior parte do peso vem do bebê mesmo, em média 3,3 Kg.

O útero também cresce e aí é quase um 1 kg a mais. A placenta uns 700g.

Os seios aumentam (+ 400g). O volume do sangue vai aumentar cerca de 1,2 kg. Além disso, tem o líquido amniótico, onde fica o bebê, e mais o acúmulo de líquido no nosso corpo, outros 2 kg.

Fora tudo isso, ainda tem uma reservinha de energia (gordura) que guardamos para garantir a nutrição do bebê. Uns 4 “quilinhos” a mais.

No total, mais ou menos uns 12 quilos. Mas é claro que isso depende de quanto a mulher pesava antes de engravidar e da sua alimentação.

O recomendado ou o considerado “normal” está relacionado com o IMC antes da gestação. O IMC se calcula dividindo o peso pela sua altura ao quadrado (altura x altura). Você pode relembrar a fórmula aqui. A tabela do ganho de peso é essa:

  • IMC < 18,5 — ganho de peso ideal: 13 kg a 18 kg.
  • IMC de 18,5 a 25 — ganho de peso ideal: 11,5 kg a 16 kg.
  • IMC de 25 a 30 – ganho de peso ideal: de 7 kg a 11,5 kg.
  • IMC > 30 – ganho de peso ideal: de 5 kg a 9 kg.

Mas o melhor mesmo é focar em uma alimentação saudável, exercícios leves, se seu médico permitir, e se precisar de ajuda para controlar o peso, procure uma nutricionista. Além de te ajudar com o peso, ela te ajuda com os melhores nutrientes para o bebê.

E você? Está preocupada com o ganho de peso? Por quê? Comente aqui no Facebook.
Recomende SeuPediatra para uma amiga:

Beijos,
Dra.Fernanda Freire

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Não perca as novidades!