Quando e Como Limpar o dente do bebê?

Quando começar a higiene da boca e como limpar o dente do bebê? Que escova usar? Bebê pode usar pasta de dente? Quando é necessário o fio dental?

Crédito: Dollface Photos / Getty Images
Crédito: Dollface Photos / Getty Images

Além do Pediatra, outro profissional que deve estar sempre presente na vida do seu filho é o Dentista, de preferência um odontopediatra. A Dra. Camila Araujo é odontopediatra em São José dos Campos (SP), e com seu jeito acolhedor e sorridente torna às idas ao dentista muito mais divertidas e menos traumáticas. Hoje ela nos conta um pouquinho sobre como fazer a higiene da boca e do dente do bebê.

Quando começar a higiene da boca do bebê?

A higienização da boca do bebê deve ser iniciada, ainda que não tenha dentes, após as mamadas com uma gaze ou fralda seca ou embebida em água filtrada para treinar o bebê a aceitar naturalmente esse hábito e ir se acostumando.

Como limpar os dentes do bebês?

Após o nascimento dos primeiros dentinhos pode ser utilizada a dedeira de silicone ou escova de cabo mais longo pra facilitar escovação por parte do responsável ou ainda higienizar com gaze ou fralda, o importante é escovar os dentinhos de 2 a 3 vezes ao dia, principalmente antes de dormir.

Que escova usar e quando trocar?

A escova de dente do bebê deve ser macia, de cabeça pequena e deve ser trocada a cada 2 meses ou quando já possuir suas cerdas deformadas.

Bebê precisa usar fio dental?

O uso do fio dental deve ser iniciado quando houver contato entre os dentes, por exemplo, quando aparecerem os primeiros dois dentes inferiores ou superiores.

Bebê pode usar pasta de dente?

O uso da pasta deve ser exclusivamente sem flúor, pois a criança não sabe bochechar nem cuspir e acaba engolindo a pasta. É utilizada para incentivar a escovação e deve ser utilizada numa pequena quantidade, como um grão de arroz. Caso não encontre pasta sem flúor, utilize apenas escova de forma correta . Por volta dos 3 anos de idade a criança aprende a cuspir, a partir daí pode ser utilizada pasta infantil com flúor.

 É importante saber:

  • A boa saúde dos dentes de leite influenciará na correta formação dos dentes permanentes.
  • As bactérias da cárie são transmitidas por contatos salivares, sendo assim evite beijo na boca, assoprar alimento ou utilizar a mesma colher da criança.
  • Evite oferecer guloseimas à criança, principalmente entre as refeições principais, visto que nem sempre será feita higienização adequada.

Controle da escovação: É importante que a escovação seja sempre supervisionada pelos pais ou responsáveis até os 7 anos de idade, mesmo que a criança queira escovar sozinha, assim faça um combinado com a criança que cada um escove uma vez a cada escovação. Após essa idade ainda é importante ficar atento a higiene, principalmente a noite, antes de dormir.

Dra. Camila Araújo – Odontopediatra – São José dos Campos – SP

Comments are closed.

Não perca as novidades!