Qual o melhor tratamento para assadura do bebê?

Como evitar que o bebê fique assado? Como tratar a assadura do bebê? Como acelerar a cura? Por que o bebê fica assado? Veja as dicas de como vencer essa batalha.

nappy-rash

A dermatite de fraldas ou assadura acomete a maioria dos bebês. Se você ainda não passou por essa situação, certamente ainda vai passar. Apesar de todo o cuidado e carinho que temos ao cuidar dos nossos filhos, essa situação pode acontecer. Ou porque ele ficou na escolinha e não trocaram direito, ou com a babá, ou por um descuido nosso mesmo na correria do dia a dia, ou até por algum problema como a diarreia, seu bebê pode acabar ficando com assadura.

Mas por que o bebê fica assado?

A fralda faz aumentar tanto a temperatura quanto a umidade do local, e a pele fica mais irritada com o contato prolongado com a urina e fezes do bebê. Algumas vezes, o quadro é piorado devido a uma infecção por bactéria ou fungo, que se aproveitam da situação.

E qual é o melhor remédio?

Como já dizia nossa tataravó: É melhor prevenir do que remediar. E é verdade. O melhor tratamento é evitar que a assadura aconteça. Para isso você precisa prestar atenção em alguns pontos básicos:

  • Troque frequentemente a fralda, para evitar que o xixi fique em contato com a pele, provocando a irritação. O fato da fralda ter ótima absorção não significa que o xixi não tenha contato com a pele. Então precisa trocar, mesmo se a criança só fez xixi.
  • Higiene adequada: Evite usar lenços umedecidos, principalmente os perfumados, eles podem secar e irritar mais a pele. Deixe os lencinhos para usar só ocasionalmente quando estiver fora de casa e não tiver como limpar direito. Em casa prefira usar algodão delicado e água morninha. No banho e para lavar a região use sabonetes adequados para bebês, se puder lave a região com água corrente após as evacuações. Seque bem a área, ou deixe secar ao ar livre por um tempo. Cuidado com as pomadas, veja quais são mais recomendadas para proteger a pele e que não sejam difícil de removê-la, pois pode acabar agredindo a pele para conseguir retirar o produto.
  • Não aperte muito a fralda, e use sempre o tamanho apropriado para o peso do Bebê.

O que fazer se a assadura já aconteceu? Como acelerar a cura?

Se não foi possível evitar, teremos que remediar. O tratamento depende da gravidade da assadura e se existe infecção junto ou não.  O primeiro passo é reler as dicas de prevenção:

  • Aumente ainda mais as trocas de fralda.
  • Deixe mais tempo secando ao ar livre, quando mais tempo sem fralda mais rápido será a cicatrização.
  • Use uma pomada para proteger a pele, de preferencia uma que você já conheça e já tenha testado. Não vou citar marcas no post mas podemos colocar nos comentários do facebook. Qual marca funcionou melhor para você? Deixe seu comentário na nossa fanpage do facebook.
  • Em alguns casos pode ser necessário usar pomadas de antibiótico ou antifúngico se houver infecção secundária. E em casos selecionados uma pomada de corticoide mais fraco também pode ser prescrito pelo seu pediatra, mas o uso será por poucos dias. Existem algumas pomadas que associam esses agentes. O correto é o pediatra fazer uma avaliação antes para saber qual remédio será necessário. Use esses remédios somente com a prescrição do seu médico.

Espero ter ajudado um pouco. Podemos continuar a discussão na nossa fanpage, para dar mais dicas, e saber quais as marcas de pomadas preferidas das mamães.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Com Carinho,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!