Passo-a-Passo: Como Trocar a fralda do bebê?

Você sabe trocar a fralda do bebê? Veja todas as dicas e instruções para não esquecer nenhum passo.

trocafralda É claro que toda mãe sabe como trocar uma fralda, mas será que todo pai também sabe?

Não basta ser pai, tem que participar, e para não ter aquela “desculpinha” de “Eu não sei como trocar”, deixamos aqui um guia para que eles (e nós mães também) não esqueçam de nada. Imprima e cole o passo-a-passo perto do trocador. Pode modificar conforme sua preferência. Se ele for desses mais viciados em facebook, cole no mural dele, assim não tem risco de ele falar que não viu

1) Treine o olfato, tato, e o sexto sentido:

Não é tão difícil adivinhar que o bebê precisa ser trocado. Primeiro, use o olfato! Se funciona a troca deve ser imediata. Segundo, use o tato! Se você tocar e fralda parece cheia e pesada, já é hora. Por último, desenvolva seu sexto sentido! O bebê está chorando e você não descobre o que é? Às vezes a umidade está incomodando, tente trocar a fralda e ver se ele se tranquiliza.

2) Separe todo o material:

Deixe tudo ao alcance das mãos. Não se esqueça que você pode não ter a quem pedir socorro nessa hora. Lembre-se, em nenhum momento o bebê pode ser deixado sozinho no trocador, nem por um segundo, pois acidentes acontecem em 1 segundo.

Você vai precisar de:

– Fralda nova (já a deixe aberta).

– Algodão e água morninha – Evite usar lenços umedecidos, principalmente nos recém-nascidos, ele pode causar irritação da pele, provocando assaduras. Cuidado para não usar água quente, prove sempre no seu pulso antes.

– Pomada protetora, para evitar assaduras. A Mãe já deve ter deixado a orientação. Nem sempre é necessário usar a pomada e tem mãe que prefere só limpar. Nesse caso é importante trocar assim que o bebê fizer xixi, para que ele não fique assado.

– Deixe sempre um roupa limpa ao lado, pois pode vazar e precisar trocar a roupa também.

– Lave as mãos antes de começar.

3) Abra a fralda usada, mas CUIDADO!

Não retire logo a fralda. O ar frio geralmente faz com que os bebês liberem mais xixi ou cocô e geralmente vai te sujar (principalmente se for menino). No inicio caimos nessa pegadinha varias vezes, até aprender. Abriu e viu que não vem surpresas por aí, pode usar a parte de cima da fralda para retirar a “sujeira maior”, e deixar a parte de fora da fralda (que está limpa) por baixo do bebê para que você realize a limpeza.

4) Limpe a pele com delicadeza, com bastante água e algodão.

Limpe até que a pele esteja bem limpinha, mas não fique esfregando muito para não machucar a pele sensível do bebê. Lembre de limpar sempre de frente (onde sai o xixi), para trás (onde sai o cocô), para evitar infecção urinária principalmente nas meninas.

5) Agora Sim! Pele limpinha é hora de … ?

Secar! Nunca se esqueça que a umidade é amiga da assadura. Seque bem a pele, com o algodão ou com essas fraldinhas de pano que a mãe separou para você.

6) Use a pomada protetora!

Não foi à Tôa que você comprou tubos e tubos de pomada.

7) Coloque a fraldinha nova e… acabou?

Quase. Após fechar a fralda verifique que tudo está no lugar. Os meninos devem estar com o pênis para baixo, para não vazar quando fizerem xixi, e nem machucar. A fralda não pode estar apertada, para não incomodar. E por último, essas abas laterais franzidas da fralda devem estar voltadas para fora e não podem estar dobradas, se não irá vazar.

8) Parabéns, Missão cumprida! 

Teria sido perfeito se você não tivesse esquecido de jogar a fralda suja no lugar certo e lavar as mãos após terminar tudo.

É claro que é só uma brincadeira com os pais que realizam seu papel com grande amor e carinho, e fazem tudo o que podem para dar conforto e segurança à Mãe e filho.

Um Abraço aos papais,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!