Como aliviar o Calor do bebê?

Está um calor insuportável? Como aliviar o calor do bebê? Como proteger o bebê do calor? Veja algumas dicas para refrescar e sobreviver à esse calor. 

calordobebeO verão chegou! E mesmo antes dele chegar já estávamos todos morrendo de calor, e preocupadas com as crianças e os bebês. Eles ainda não sabem reclamar, não sabem pedir, não sabem fugir e se esconder do calor, se é que isso é possível. Mas podemos tentar deixá-los mais confortáveis ou pelo menos não tão incomodados com o calor.

Como aliviar o calor do bebê?  Como proteger o bebê do calor? 

1) Evite a exposição ao sol. Não exponha os menores de 1 ano à luz direta do sol. Acima dessa idade, se forem brincar em áreas descobertas apliquem o protetor solar, e apenas nos horários em que o sol é mais fraco (antes das 10 e depois das 5 da tarde, no horário de verão). O protetor solar pode ser usado a partir dos 6 meses, mas devem ser específicos para criança. Peça a receita para seu pediatra.

Utilize chapéu de abas grandes e que protejam também as orelhas e a nuca, que queimam muito fácil. O chapéu deve ser folgado para não apertar a cabeça do bebê.

2) Mantenha a casa bem arejada e ventilada. Abra as janelas para entrar vento, e use ventiladores para circular o ar. Não deixe o vento diretamente no bebê. Nas horas de mais calor, evite o sol entre na casa para não esquentar demais, feche as persianas ou cortinas.

3) Roupas adequadas. Vista o bebê com roupas frescas, claras e de preferência de tecidos naturais, como o algodão. Evite roupas de tecido sintético porque são muito quentes e não deixam a pele transpirar.

Nas horas de maior calor, pode aproveitar para deixar o bebê sem fralda. A fralda descartável deixa a pele mais abafada e pode provocar irritações.

Na hora de dormir ou tirar uma soneca coloque o bebê em um local fresco. Evite deixá-lo no carrinho ou cadeirinha, que tem tecido mais grosso e quente, e tem pouco espaço aumentando o calor. Retire do berço o protetor e outros objetos que atrapalham a ventilação.

4) Ofereça bastante líquido. Aos menores de 6 meses que mamam só no peito, continue amamentando a livre demanda, sempre que ele quiser. Ofereça o peito com mais frequência. Aos maiores de 6 meses, ofereça bastante água e aqueles maiores de 1 ano que já tomam suco, dê preferência aos sucos naturais ao longo do dia. Os sucos devem ser feitos você mesmo, para não ter risco de contaminação. Se for para um passeio, pode levar os industrializados, mas prefira os sem corantes e conservantes e sem adição de açúcar, hoje em dia já tem muitas opções. É melhor do que comprar sucos em lugares que você não conhece a higiene.

5) Aproveite as brincadeiras com água para refrescar. Banhos ou piscina podem ajudar a refrescar. Aumente o número de banhos por dia, não precisa usar sabonete em todo banho. É só para refrescar. Coloque brinquedos e fique brincando e conversando com o bebê. Além de espantar o calor ajuda no desenvolvimento da criança.

Por último, faça chuva ou faça sol, JAMAIS deixe o bebê ou a criança sozinhos no carro, nem que seja rápido.

Por aí está muito quente? Pra você o que funciona para aliviar o calor do bebê? Deixe seu comentário.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Fique fria e aproveite o verão,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!