Como dar banho em um Recém-Nascido?

Como dar banho no bebê? O que você vai precisar para o banho? Que ordem seguir? Veja passo-a-passo como dar o 1º Banho em Casa e ter sucesso nessa tarefa deliciosa!

Fonte: GettyImages

Durante a gestação  cada mãe tem um receio diferente, algumas temem a hora do parto, outras a amamentação se tudo irá correr bem, e outras ficam com medo só de pensar na hora do banho. O banho do recém-nascido não é uma tarefa fácil mesmo, mas também não é nenhum “bicho de 7 cabeças”. Para tranquilizar essas mães colocamos aqui algumas dicas e orientações para que tudo saia perfeito e os 2 aproveitem essa momento tão gostoso que é o banho.

Em algumas maternidades as enfermeiras dão banho no bebê no quarto da mãe. Aproveite essas oportunidades para observar,  perguntar  e peça para você dar o último banho antes de receber alta. Assim você estará mais segura na hora de repetir em casa. Não esqueça de consultar também o seu pediatra para ver as recomendações dele.

1) Conte com alguém: Nos primeiros dias você ainda não está completamente recuperada, tem que evitar esforços por causa do parto, principalmente se for cesárea. Então é bom ter alguém por perto para te ajudar a pegar a água, encher a banheira e o que você precisar. O Pai, avós, uma amiga, quem estiver disponível.

2) Local: Escolha um local mais espaçoso para montar a banheira. A banheira deve ter uma base bem fixa e estável para não ter risco de tombar. Geralmente o próprio quarto do bebê é um lugar adequado. Dar banho dentro do banheiro pode atrapalhar sua mobilidade além de ser mais escorregadio.  Mantenha a temperatura do quarto agradável, encoste as portas e janelas para evitar correntes de ar.

 3) Tenha tudo em mãos:  Primeiro separe todo o material que você vai precisar e deixe tudo ao alcance das mãos: Toalha, fralda-toalha, fralda descartável nova, algodão e água, sabonete liquido neutro infantil, roupinha limpa. Corre-corre atrás do que faltou, deixará o bebê esperando e às vezes com frio.

4) Limpe com um algodão os olhinhos e a boca para retirar sujeiras e leite. Retire a Roupinha mas pode deixá-lo enrolado na mantinha para protege-lo. Retire a fralda e limpe bem a região com algodão e água antes de começar o banho. Evite lenços umedecidos, podem irritar a pele do bebê e causar assaduras.

5) Peça para seu ajudante colocar a água morna na banheira. Não precisa ser muita água. A quantidade deve ser suficiente para chegar até a barriga da criança. Cuidado com a temperatura da água, a pele do bebê é muito fina e sensível. Teste a temperatura com o pulso ou o cotovelo para ver se não está muito quente. Cuidado para não molhar o chão pois pode ficar escorregadio, deixe ao alcance um tapete caso precise secar o local.

6) O recém-nascido perde muito calor pela cabeça e pode ficar desconfortável ao lavar a cabeça, então uma dica para as mães de primeira viagem que ainda não tem prática é lavar a cabecinha com a criança ainda enrolada na manta. Com os dedos da mão que está apoiando a cabeça proteja os ouvidos e jogue um pouco de água no cabelo, passe o sabonete liquido, e enxágue. Seque em seguida. Retire a manta  e vamos começar o restante do banho.

banho cabeca

 7) Como segurar o bebê? Passe a sua mão por trás das costas do  bebê até segurar o bracinho esquerdo dele,  apoie a cabeça e o pescoço em seu braço. Segure firme mas sem apertar muito. Com a outra mão apoie o bumbum e o coloque com cuidado na banheira. Quando ele estiver confortável e seguro pode retirar essa mão debaixo do bumbum e começar a molhá-lo e passar o sabonete líquido em todas as áreas. Lave bem todas as dobras, mãos, pés e principalmente a área das fraldas.

Se você ainda está insegura com esse passo, ou tem medo, já existem alguns suportes que você usa para apoiar o bebê na banheira. Você encontra como assento para banho, ou suporte para o banho do bebê. O meu bebê como nasceu abaixo do peso e era muito pequenininho, valeu a pena usar.

8) Com muito cuidado vire o bebê para lavar as costas e o bumbum. Mantenha sempre o cotovelo levantado e olhe para o rosto do bebê para não deixar encostar na água.

banho bebe costas

9) O banho não deve ser demorado, para não esfriar a água e o bebe não ficar com frio. Retire-o da banheira e coloque-o no trocador em cima da toalha já aberta. A toalha do bebê deve ser muito macia. Uma boa dica é colocar uma toalha-fralda (fraldas de pano macias) em cima da toalha, assim você seca o bebê rapidamente (não esqueça de secar bem as dobras) e já retira a toalha-fralda molhada, deixando ele quentinho e enroladinho na toalha seca enquanto você termina de passar a pomada, colocar a fralda e a roupinha.

10) SUCESSO!  Com o tempo você vai se acostumando e poderá lavar a cabeça com o bebê já na banheira. Depois os banhos vão virando uma grande brincadeira.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!