O que é Moleira ou Fontanela?

O que é Moleira? Pra quê serve a Moleira? Quando a fontanela se fecha? Quais os cuidados que você deve ter com a fontanela? Em que você deve prestar atenção?

Captura de Tela 2014-12-11 às 12.04.38Todo Recém-Nascido tem um pedacinho da cabeça mais mole, é uma área que gera alguns medos e dúvidas nas mães. Por isso, vale a pena entender um pouco mais ela.

O que é Moleira?

A moleira, tecnicamente chamada de Fontanela, é um espaço macio que une os ossos da cabeça do recém-nascido. Sim, a cabeça é formada por uma união de alguns ossos. E antes de eles se unirem existe uma região mais macia entre eles, que é a fontanela. A principal é essa que fica bem em cima da cabeça, chamada de fontanela anterior e mede cerca de 2 dedos. Esse espaço vai “fechando” entre 9 e 15 meses de vida. Na parte de trás da cabeça também tem outra fontanela menor, a fontanela posterior, que se fecha até os 2 meses e às vezes nem é percebida por ser pequena.

Pra quê serve a Moleira?

Esse espaço molinho, serve para permitir que os ossos se movam um pouquinho, e facilite a passagem do bebê na hora do parto. Depois do nascimento, é essa área que permite que o cérebro do bebê cresça, e os ossos possam ir se acomodando e crescendo também.

Quando ela se fecha antes do tempo normal, chamado de cranioestenose, o cérebro pode ter dificuldade para crescer e por isso pode ser necessário realizar uma cirurgia para que ele tenha espaço e cresça normalmente.

Quais os cuidados que você deve ter com a moleira?

Antigamente existiam muitos mitos sobre a moleira. Alguns diziam que não podia tocar, outros tinham medo de lavar a cabeça do bebê.

Na verdade, o cuidado com a moleira é igual ao cuidado com a cabeça do bebê. Não tem problema tocar na moleira, lavar a cabeça delicadamente, mas não pode apertar.

Em que você deve prestar atenção?

Você pode perceber que quando a criança chora a moleira fica mais levantada, é normal. Mas em situações normais a moleira não deve estar nem abaixada, nem levantada. Se ela está mais funda poderia indicar algum problema como desidratação, por exemplo, e se está levantada pode existir algum problema dentro da cabeça. Mas esses sinais são, geralmente, acompanhados de outros sintomas e alterações. Por isso o melhor a fazer é acompanhar regularmente com seu pediatra, o tamanho da cabeça do bebê, o crescimento e o desenvolvimento dele. Ele irá avaliar se está tudo bem com a moleira, se está aberta, e se fechou no tempo esperado. Qualquer dúvida procure ele imediatamente.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Bom Crescimento,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!