O que é Antibiótico?

O que é Antibiótico? Para serve o antibiótico? Faz mal tomar Antibiótico? Amado e Odiado, ele é Mocinho ou Vilão? Quando é realmente necessário tomá-lo?

antibioticoÉ um remédio que está em nossas vidas há muito tempo (desde 1928), quando foi descoberto por acaso e por sorte para salvar milhões de vidas. Mas até hoje tem gente que não sabe direito o que é Antibiótico.

Enquanto algumas mães insistem para que o pediatra prescreva um antibiótico, outras fogem dele como o vampiro foge do alho não querem nem ouvir falar em antibiótico.

Hoje em dia, seu uso está mais controlado, e só é vendido com receita médica. Mas até pouco tempo atrás muita gente comprava por conta própria, enquanto quem tinha a receita não usava como o médico mandou, e parava de tomar antes do recomendado.

Afinal, quem tem a razão nessa história? Antibiótico faz bem ou faz mal?

Vamos começar pelo básico, o que significa Antibiótico?

Do prefixo anti = contra, e do grego βιωτικός, que diz respeito à vida, ao pé da letra: contra a vida ou que produz a morte. Trata-se de uma substância capaz de inibir o crescimento das bactérias, a qual foi inicialmente formulada com o nome de penicilina, por obra de Alexander Fleming, em 1928.

Para que serve o Antibiótico?

Serve para ajudar o nosso corpo a combater infecções causadas por bactérias. Muitas bactérias se protegem do nosso sistema imune, e por isso nossas células de defesa não conseguem combatê-la. O antibiótico quebra essas proteções das bactérias e nos ajuda a curar a infecção.

Faz mal tomar antibiótico?

Desde que eles foram descobertos, muitos outros tipos de antibióticos foram descobertos e criados. Uns mais fortes, outros mais fracos. Alguns podem ter efeitos colaterais, mas em geral, quando o médico prescreve um antibiótico é porque é um “MAL NECESSÁRIO”, nosso corpo está precisando de ajuda para combater a infecção. Mas o antibiótico precisa ser bem escolhido, porque nem todos servem para todas as bactérias. Cada bactéria é combatida por um tipo específico de antibiótico.

Tomar antibiótico sem necessidade sim faz mal! Se não tivermos nenhuma bactéria causando infecção o antibiótico vai matar os organismos que ajudam a nos proteger como a flora intestinal, ou da pele. O uso indiscriminado de antibióticos faz com que as bactérias fiquem mais resistentes, e cada vez será necessário usar antibióticos mais fortes. Além disso, podem ocorrer os efeitos colaterais como diarreia e outros que não são desejados.

Quando é realmente necessário tomar antibiótico?

Se ocorreu uma infecção causada por bactéria, que está provocando febre, ou algum outro sintoma, quer dizer que a bactéria conseguiu se livrar das nossas células de defesa e está se multiplicando. Para não deixar que a infecção se espalhe e fique mais grave, precisamos tomar o antibiótico.

ATENÇÃO: Antibiótico não serve para tratar infecções por vírus, como gripe e resfriados, por exemplo. O que pode acontecer algumas vezes é que quando pegamos um resfriado, ficamos mais fracos, acumula muita secreção e por isso as bactérias podem se aproveitar e causar uma outra infecção, que é uma complicação do resfriado. Nesse caso, seu médico prescreverá antibiótico para tratar essa segunda infecção que se aproveitou da situação.

Por que tem que tomar no horário certo e pelo tempo que o médico prescreveu?

O antibiótico tem um tempo de ação, e cada infecção exige um tempo diferente de tratamento para que você se cure completamente. Deixar de tomar o antibiótico na hora certa, ou pelos dias prescritos, faz com que a bactéria comece a se multiplicar de novo, e voltará mais forte, pois terá sobrevivido ao antibiótico.

Por isso, siga direitinho as orientações do seu pediatra. Adapte os horários para que não atrapalhe a rotina da criança, você não esqueça e não atrase. Depois de estabelecido o horário certo, seja pontual.

Ninguém quer tomar remédio, mas se for necessário será para o nosso bem. É isso!

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Publicado originalmente em 18/11/14.