O que é IMC?

O que é IMC? IMC é a abreviação de Índice de Massa Corporal. Como se calcula o IMC na criança? Qual o IMC normal para criança? Como é a tabela de IMC para crianças?

IMC

Todo mundo já ouviu falar em IMC, e provavelmente sabe até como calculá-lo. Mas você já parou para pensar o que isso significa? Por que está na moda falar do IMC?

IMC é a abreviação de Índice de Massa Corporal. Isso você já ouviu, mas o que isso quer dizer? O IMC é um valor calculado pelo peso (em kilogramas), dividido pela altura (em metros) ao quadrado (ou seja altura multiplicada pela própria altura).

formula-imc

Esse valor estima a quantidade de gordura de uma pessoa, pois vê o quanto de peso está distribuído em sua altura. E diz se ela está acima do peso ou não. Se uma pessoa é muito alta, ela pode ter um peso maior, pois estará mais distribuído. Enquanto uma pessoa baixinha, ainda que tenha o mesmo peso da outra mais alta, a gordura precisará ficar mais acumulada, pois tem uma área menor para se distribuir.

Existe uma preocupação com a obesidade infantil, para prevenir doenças como Diabetes, colesterol alto e doenças do coração, que podem ocorrer ainda na infância. Crianças saudáveis se tornarão adultos saudáveis.

Exemplo do cálculo:

Criança de 3 anos, com 15 Kg e medindo 95 cm (igual a 0,95m).

Altura2 = 0,95 X 0,95 = 0,90

IMC = 15 / 0,90 = 16,6 Kg/m2

Para crianças existem tabelas especiais de acordo com a idade. Você pode encontrá-las em http://www.who.int/childgrowth/standards/bmi_for_age/en/

Ou veja diretamente a curva:

Se tiver dificuldade para usar o gráfico, no próximo post eu ensino.

Fique de olho na Balança,

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

 

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!