Decifrando – O que é anemia?

Você já ouviu essa palavra várias vezes, mas você sabe exatamente o que é anemia e o que isso significa? Consegue explicar? Por que é importante evitar a anemia?

ANEMIA_ILLUS

Você já conhece o termo anemia, pode até ter medo da palavra, mas nem sabe direito o porquê.

Nessa coluna te ajudamos a entender algumas coisas que os médicos falam tanto mas nem sempre traduzem para o português.

O que é anemia?

Se você perguntar pro médico ele vai pegar o exame de sangue (hemograma), apontar algum número e te dizer que o valor da hemoglobina ou das hemácias estão baixo. No corre-corre da consulta você fica até sem jeito de pedir uma explicação e vai para casa com um remédio e um medo.

Te ajudo: As hemácias ou eritrócitos são as células vermelhas do sangue, dentro delas existe um componente chamado hemoglobina, que contém ferro, e é ela quem carrega o oxigênio do ar que respiramos até todos os órgãos do corpo, mantendo a vida.

Ou seja, a anemia é uma diminuição da capacidade de transportar o oxigênio para os órgãos.

Quais os problemas que isso pode trazer?

Todos os órgãos precisam de oxigênio para fazer suas funções, então com a essa capacidade de transporte reduzida, eles ficam prejudicados. A criança fica mais fraca, cansada, pode ter sonolência, dificuldade na escola. Tudo depende da gravidade da anemia e algumas vezes do que causou a anemia.

Por que é importante evitar a anemia?

As crianças estão em fase de crescimento, precisam de oxigênio nas células para crescer. Por isso, às vezes, é necessário tomar ferro para evitar que elas tenham anemia, e não prejudicar o crescimento.

Tem alguma palavra que seu médico usou e você tem dúvida do que significa? Compartilhe ou comente na nossa fanpage do facebook, e te ajudaremos a entender.

Até a próxima,

Dra. Fernanda Freire

 

Não perca as novidades!