Pré-Natal com o Pediatra?

Veja a importância de fazer uma consulta com o pediatra antes do nascimento do bebê.

prenatal

Por que é recomendado escolher seu pediatra e conversar com ele antes do parto? Como ele pode te ajudar?

Consultando o Pediatra antes, ele tem a chance de avaliar seus exames do pré-natal,  conhecer a sua história, avaliar possíveis riscos ao bebê no nascimento e ajudar na preparação para a amamentação.

Além disso, ele ajudará a esclarecer muitas dúvidas que surgem, e te prepara melhor para a chegada do bebê. Dicas de segurança, tanto em casa, quanto no transporte do bebê à casa, também devem fazer parte da consulta.

Quanto a amamentação, é importante avaliar o tipo da mama,  explicar os cuidados que devem ter com os seios, as técnicas e posições para amamentar, as vantagens do aleitamento materno e derrubar alguns mitos que existem.

Avaliar a parte emocional da família para receber o bebê, também fará bem a todos. Conte seus medos, anseios e expectativas. Ele pode te ajudar a entender melhor tudo o que está por vir e lidar com esses sentimentos.

Converse com ele o que será preciso nos primeiros dias de cuidado do bebê, o que usar para a higiene do coto umbilical, quais os produtos mais aconselháveis para o bebê. Assim, você pode antecipar as compras, e não precisa sair  da maternidade direto para a farmácia porque faltou alguma coisa. Evita também as visitar intermináveis do pai à farmácia, cada hora pra comprar uma coisa diferente que esqueceu.

Uma boa dica, é fazer uma lista com suas dúvidas antes da consulta, para que você não esqueça de perguntar as coisas mais importantes para você.

E, por último, a principal vantagem da consulta é estabelecer um vínculo de confiança com quem será o responsável pela avalição da saúde do bebê pelos próximos anos. Tendo seu pediatra antecipadamente, você não terá dificuldade em conseguir marcar a primeira consulta, recomendada durante os 10 primeiros dias de vida, para avaliar o ganho de peso, a icterícia, a amamentação e o exame físico geral do bebê.

Ficou alguma dúvida? Escreva em nossa página do facebook ou envie um e-mail para seupediatra@gmail.com

Bom Parto,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!