Gordinho ou Obeso?

Como saber se seu filho está acima do peso?

gordinho2

Bebê gordinho é lindo! E toda mãe acha que sinal de saúde e fica empurrando comida no filho para que ele coma bem e cresça (me incluo nessa). Mas chega um ponto em que precisamos maneirar, e ficar de olho no excesso de peso. Sobrepeso e Obesidade são doenças e podem trazer consequências para os pequenos.  Faça os cálculos e veja se você tem motivo para se preocupar.

Já explicamos no decifrando, como calcular o IMC (clique aqui se você perdeu). E como comentei no post, para as crianças existem tabelas especiais de acordo com a idade e sexo.

Prevenir a obesidade infantil é importante para evitar doenças como Diabetes, colesterol alto e doenças do coração.

Após calcular o IMC, veja onde está a linha da idade do seu filho, e marque um ponto, no IMC calculado. Seguem os links da tabela da OMS:

Meninas: 0-5 anos

5-19 anos

Meninos: 0-5 anos

5-19 anos

Usando a tabela do z-score, a Sociedade Brasileira de Pediatria, considera obesidade a partir do z-score +2, e obesidade grave a partir de +3.

Se o valor do IMC ficou nessa faixa, agende seu pediatra e discuta que medidas tomar. Exercícios físicos apropriados para a idade e alimentação saudável são as melhores maneiras para evitar o ganho de peso excessivo. Como a criança está em fase de crescimento será fácil corrigir o problema. Em alguns casos pode ser necessário realizar exames de sangue para avaliar a glicemia e coleterol.

Se precisar de ajuda para usar o gráfico pode contar comigo.

Olho na balança!

Dra. Fernanda Freire

Referências:

– Manual de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria – Obesidade na Infância e Adolescência

– Site OMS: http://www.who.int/en/ 

Não perca as novidades!