Quanto deve engordar um recém-nascido?

Você acabou de ter um bebê? Qual é o normal do ganho de peso do bebê? Veja quantos gramas por dia um recém-nascido ganha normalmente.

pesorecemnascido Toda mãe se preocupa com o ganho de peso do bebê recém-nascido. Querem filhos fortes e saudáveis. Às vezes a preocupação se torna um exagero e criança engorda demais, o que também não é bom.

Mas nos primeiros dias de vida é importante se preocupar com o peso mesmo. Pois podem surgir problemas na amamentação, dificuldade de adaptação à nova rotina com o bebê, e o peso do bebê é o que irá demonstrar se tudo isso está ocorrendo da maneira esperada.

O Peso é ótimo para avaliar a saúde da criança pois será a primeiro índice a ser afetado se alguma coisa fora esperado acontecer. Fora isso, como nós amamentamos ao seio, sempre ficamos na dúvida da quantidade que o bebê mama, se está mamando o suficiente ou não. E o peso irá nos mostrar que estamos no caminho correto.

Qual é o ganho de peso normal, então?

Após o nascimento o bebê perde em média até 10% do peso do seu nascimento nos primeiros dias de vida. Porque o Recém-nascido perde peso? Isso é normal e acontece porque existe um acumulo de líquido na primeira pesagem, quando o bebê acaba de nascer. Além disso ele gasta essa reserva parar realizar as atividades que não precisava fazer antes quando estava no útero, como respirar, chorar, mamar, etc. No início ele ainda está aprendendo a mamar para poder repor essas energias.

Mas fique tranquila, ele aprende rápido e o leite materno é fantástico.

Antes de comprar as fraldas do bebê, clique aqui para comparar os preços:

advertisement-125x125

O bebê geralmente recupera essa perda entre 10º e 15º dia de vida. Após esse período, o esperado é que ele ganhe em torno de 25 a 30 gramas por dia. É claro que uns ganham mais, outros um pouco menos. E os prematuros também podem não acompanhar esse padrão. O importante é visitar regularmente  seu pediatra, para tirar suas dúvidas sobre a amamentação e saber se esta tudo bem com seu filhote.

Se seu bebê ainda é novinho, tem muita coisa interessante pra gente conversar por aqui. Curta a página no Facebook para não perder nenhuma novidade.

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Parabéns pelo novo membro da família,

Dra. Fernanda Freire

Comments are closed.

Não perca as novidades!