Meu filho ainda não engatinha, é normal?

Quando o bebê aprende a engatinhar? O que fazer se seu filho ainda não engatinha? Precisa se preocupar? Como ajudá-lo e como incentivar o bebê a engatinhar?

filhonaoengatinhaToda mãe se preocupa com o desenvolvimento do bebê. E uma das fases que gera mais dúvidas é a hora de engatinhar. Se locomover traz mais independência ao bebê, aumenta o número de brincadeiras que podemos fazer com o bebê e deixa os pais alegres também.

Quando o bebê começa a engatinhar?

Antes de engatinhar o bebê precisa estar firme para sentar. Isso acontece por volta dos 6 meses. A partir daí ele vai fortalecendo os músculos que precisará para aprender a engatinhar. Então, geralmente, o bebê começa a engatinhar entre 7 e 11 meses.

Como ajudar o bebê a engatinhar?

Você não consegue ensinar o bebê a engatinhar, mas precisa estimulá-lo e criar oportunidade para que ele aprenda a engatinhar. Se ele já senta, coloque ele de bruços para brincar com os brinquedos, e vá afastando os brinquedos um pouco para que ele queira buscar. Ajude nos pés para que ele empurre e tenta pegar o brinquedo, de tempos em tempos você dá o brinquedo para ele não fique irritado. A brincadeira deve ser gostosa, não é para irritar o bebê. Quando ele conseguir se mover um pouquinho, faça festa para incentivar.

Ele vai começar se arrastando e com o tempo vai tentando levantar mais o corpo para engatinhar.

É importante ter uma superfície estável para aprender a engatinhar. Não pode ser um lugar mole, como a cama porque não dá estabilidade e segurança para ele. Se você preferir forre o chão. Fique atenta para ele não se machucar, proteja a cabeça dele. Essa foi a maior dificuldade que eu tive com meu filho, porque ele era meio “estabanado”. Existem tapetes próprios para bebê, mas veja sempre a idade recomendada, e se não usa produtos tóxicos.

Você faz tudo que seu pediatra recomendou, mas seu filho ainda não engatinha, é normal?

Entre 10-20% dos bebês não engatinham, pulam essa fase e começarão a andar direto. Se você tem ido às consultas com o pediatra, e ele te fala que o desenvolvimento do bebê está adequado, não se preocupe se ele ainda não engatinhe. Crie as oportunidades para que ele aprenda a se locomover, estimule, mas não dê ouvido para aquela vizinha que todo dia te pergunta se ele está engatinhando. Cada criança tem um ritmo, evite comparações.

Qual é o jeito certo de engatinhar? 

A maioria dos bebês vai engatinhar como gatinho, mas não existe um jeito certo. Engatinhar, geralmente, rende muitas risadas, pois cada um tem um estilo. Alguns engatinham arrastando uma perninha, outros meio sentados, com uma perna levantada, outros rolando. Cada um tem seu estilo.

E VIVA as diferenças!

Dra. Fernanda Freire

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

 Dra. Fernanda Freire
*Publicado originalmente em 3/12/14, com revisões posteriores.

Não perca as novidades!