O sono do Bebê – A Rotina e o Ritual

Qual é o papel do ritual do sono? Qual o melhor ritual? O banho ajuda ou atrapalha o sono do bebê? Veja alguns exemplos de rituais para melhorar o sono do bebê.

Fonte: GettyImages
Fonte: GettyImages

Bem, agora que aprendemos a “aceitar a realidade” no 1º episódio da série, iremos partir para algumas medidas que visam melhorar o sono do bebê e dar mais informações para você entender como funciona o sono do bebê.

Se você ainda não se inscreveu pode deixar seu e-mail para receber a 1ª Temporada da Série Completa – “O sono do Bebê” após o término dos posts.

O assunto de hoje é A Rotina e o Ritual do Sono do Bebê. Depois de ter lido 324 livros sobre o sono do bebê, você deve ter percebido que esse é o único ponto em comum à todos os livros e todas as técnicas. Por isso, é o básico que você deve fazer para melhorar o sono do bebê. E provavelmente esse post seja dispensável para você. Mas como é a principal medida para melhorar o sono do bebê, não podia ficar de fora.

Bebês gostam de rotina. Você imagina que na sua barriga ele não conseguia fazer muita coisa para “sair da rotina”. Eles gostam de saber o que vai acontecer depois, não querem ser surpreendidos. Por isso, você precisa “anunciar” aos poucos que está chegando a hora de ir dormir.

Qual é o papel do ritual do sono?

Ter um ritual para dormir é importante para informar ao cérebro que ele deve começar a diminuir o ritmo para ir descansar. Isso ajudará a criança pegar no sono mais fácil, acordar menos durante a noite e dormir melhor, ter um sono mais reparador, que é o nosso objetivo.

Qual é o melhor ritual para colocar o bebê para dormir?

Alguns livros recomendam o banho, outros recomenda NÃO dar banho, e você fica sem saber o que é melhor. Isso porque o melhor ritual para o seu bebê só você pode descobrir. Tem crianças que relaxam com o banho, tem outras que se agitam. Ninguém conhece melhor seu bebê e sua rotina do que você. Você que tem que analisar qual ritual funciona melhor com seu bebê. O resto são apenas sugestões que você ir tentando até encontrar a melhor.

Qualquer ritual vale, desde que seja calmo, tranquilo e que seja repetido sempre o mesmo toda noite. As brincadeiras no final da tarde ou início da noite já devem ser diferentes, mais relaxantes para ir diminuindo o ritmo do corpo.

Você deve começar o seu ritual sempre ao redor do mesmo horário todo dia, isso é rotina. Mas bebê não são tão pontuais quanto os relógios, então seja um pouco flexível, sinta como está o ânimo do bebê ou o seu cansaço. Você pode precisar adiantar ou postergar 15-30 minutos a hora de ir dormir. Não precisa ser tão rígida com os horários. Confie na sua sensibilidade.

O que deve envolver o Ritual do Sono? 

Como eu disse não há regras para um ritual do sono do bebê. Mas alguns eventos devem estar sempre presentes no ritual do sono: colocar o pijama, escovar os dentes (ou limpar a boca para os que ainda não tem dentes), e muito, muito carinho.

Algumas pessoas não dão tanta importância para o pijama, mas ele informa o corpo que é hora de dormir. Deixa o corpo mais confortável, mais adequado para a hora de dormir. O pijama deve ser muito confortável, e adequado para a temperatura do ambiente. Sem apertar nada e deixar que o bebê sinta frio, nem calor.

Escovar os dentes ou lavar a boca pode parecer óbvio, mas algumas pessoas podem acabar esquecendo. Então nunca é demais lembrar. Além de ser mais higiênico e confortável dormir com a boca limpa, previne as cáries no futuro e faz com que a criança se acostume com esse bom hábito para o resto da vida.

Se você gosta de amamentar antes de colocar o bebê para dormir, ou mesmo se ele dorme mamando mas dorme bem, ninguém tem nada com isso. Mas quando acabar a mamada, limpe a boca dele, ainda que ele esteja dormindo. Ele se acostumará com isso, e acabará não acordando e até abrindo a boquinha mesmo dormindo para que você limpe.

Tem uma coisa do ritual que eu nunca li em lugar nenhum, mas acho importante chamar a atenção para esse ponto. Tente envolver o pai em algum momento do ritual de sono. Muitas vezes os pais trabalham até tarde e tem pouco tempo para ter contato com o bebê durante a semana. Se o pai chega em casa à tempo de pegar o bebê acordado, deixe ele contar uma história, fazer uma massagem, fazer carinho, só conversar, qualquer coisa relaxante. Que sejam 15 minutos por dia, fará uma diferença tremenda na relação deles.

É o conhecido “momento de afetividade”. E depois você entra em jogo de novo, com o seu ritual do sono para colocar o bebê para dormir.

O ritual do sono não é uma coisa única, é um conjunto de atividades que você faz na sequência até colocar o bebê para dormir.  Ele pode durar entre 30-45 minutos, um pouco menos ou um pouco mais, dependendo da criança e do ritmo. O importante é aproveitar muito esse momento.

Veja alguns itens mais comuns de rituais de sono:

– Dar Banho se a criança se relaxa assim

– Fazer a higiene, se ela não toma banho para dormir. Lavar as mãos, o rosto, a boca, trocar a fralda e colocar o pijama.

– Fazer massagem (mesmo que você não seja profissional). O que vale é o carinho.

– Ler uma ou mais histórias curtas e calma.

– Conversar com o bebê sobre o dia, sobre a família.

– Cantar sua música preferida, que você sempre cantou para ele.

– Colocar uma musiquinha calma, lenta e bem baixinho.

– Fazer alguma brincadeira tranquila, que ele goste e fique relaxado. Os bebês gostam muito de brincar com as mãos e com os dedos. Teatrinho com marionetes de dedo é uma boa idéia.

– Fazer muito cafuné e carinho (a melhor de todas).

E você? O que você usa no seu ritual? Comente com a gente no facebook. :)

Recomende SeuPediatra para uma amiga:

Dê um beijinho nele e Boa Noite,
Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!