Seu filho dorme mal?

Como saber se o sono do seu filho é reparador ou não? Porque faz mal não dormir bem? Como melhorar a qualidade do sono das crianças?

filho-dorme-bem
Fonte: GettyImages

 

Nem sempre dormir horas seguidas significa dormir bem. Seu filho dorme mal? Veja alguns sinais que indicam que a criança precisa dormir melhor ou que não está dormindo o suficiente:

- Olheiras

- Criança fica irritada facilmente

- Choro excessivo

- Agressividade

- Dificuldade de concentração e aprendizado, falta de interesse, motivação ou atenção. Cochila durante a aula.

- Dificuldade para acordar pela manhã, pais precisam chamar várias vezes.

- Criança boceja frequentemente durante o dia, se queixa de que está cansada.

Além disso, repare se existe alguma alteração durante o sono, como roncos, falta de ar, despertar várias vezes à noite ou acordar facilmente com ruídos mínimos.

A função do sono é reparar tanto a parte física, quanto a parte psíquica do ser humano. Para isso é preciso que o sono tenha boa qualidade, assim a criança poderá realizar melhor as suas atividades do dia a dia.

Existem várias fases do sono. Para não ser muito técnica e explicar mais facilmente, passamos pelas seguintes fases: adormecer, sono profundo, e fase dos sonhos. Uma alteração ou interrupção dessas fases pode influenciar negativamente na qualidade do sono.

Por que dizem que precisa dormir para crescer? Quais as consequências de dormir mal?

O hormônio do crescimento é secretado durante o sono profundo. Por isso é essencial dormir bem.

Além de alterações no crescimento, não dormir bem pode trazer problemas de comportamento, atenção, aprendizagem e memória.

Alguns estudos apontam que dormir pouco aumenta o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

O que fazer para melhorar o sono?

- Escolha ambiente e condições adequados.  A criança deve ser sua cama ou berço seguros. Evite temperaturas desagradáveis.

- Avise com antecedência à criança que está chegando a hora de dormir, para que ela termine a brincadeira ou o que estava fazendo.

- Estabeleça uma rotina antes de dormir. Fazer todos os dias a mesma coisa, ajuda a criança a saber que está chegando a hora de dormir. As atividades devem ser relaxantes, como ler um livro, fazer massagem, contar histórias. Não use de eletrônicos, vídeos ou televisão.

- Ensine a criança a dormir diretamente em sua cama ou berço. Fazer a criança adormecer em um  local e depois trocar interrompe o sono, mesmo que ela não acorde aparentemente.

- Mantenha horários regulares, e não deixe a criança dormir muito tarde.

Além disso, existem muitos distúrbios do sono que atrapalham a sua qualidade, e isso varia de acordo com a idade da criança. Se você acha que seu filho não está dormindo bem conte isso para o seu pediatra na próxima consulta. 

Bons sonhos,

Dra. Fernanda Freire

 

Não perca as novidades!