Quando trocar o Moisés pelo berço?

Veja com que idade o bebê deve começar a dormir em seu berço e quando o Moisés fica proibido. Quando é hora do bebê de ter seu próprio quarto?

Crédito: Tony Anderson /Getty Images
Crédito: Tony Anderson /Getty Images

Você já viu aqui como colocar o bebê no berço sem acordá-lo. Mas não precisa necessariamente ser no berço.  Você pode usar um moisés ou Mini-berço.

Ter o bebê dormindo ao lado facilita muito nos primeiros meses, principalmente na hora de amamentar. Sempre pensando na segurança do bebê, eles não devem dormir na cama dos pais.  O ideal é que ele durma no Moisés (mini-berço), para evitar acidentes e risco de sufocamento já que eles são muito pequeninos e não podem se defender ainda.

Mas quando devemos abrir mão do Moisés e começar a colocá-lo no seu berço?

Fique sempre atenta à recomendação do manual de instruções do Moisés. Lá deve constar até quantos quilos é recomendado seu uso.

Se não veio essa informação, ou ainda que tenha vindo, quando bebe começa a rolar já é hora de ele ter mais espaço em seu berço.

Em geral o Moisés será muito usado até os 3 meses de vida. A partir daí ele fica pequeno para o bebê. Deixe-o mais confortável no berço. Talvez você ainda possa utilizá-lo para uma soneca durante o dia, até o 4o mês. Mas a partir daí cuidado pois a criança começará a aprender a sentar e o Moisés fica proibido. Por questões de segurança.

Quer continuar com ele no seu quarto? Quando ele deve ter o quarto dele?

Se você preferir mantê-lo no seu quarto, não tem problema. Você pode montar o berço no seu quarto. Se tem pouco espaço, existem berços menores, mas que tem grades altas. Então não tem perigo para o bebê sentar ou começar a ficar de pé.

Com qual idade você deixará que ele durma sozinho no quarto dele é muito pessoal. Não existe uma regra para isso. Muitas mães são inseguras e preferem colocar o berço no quarto do casal, outras acham que o relacionamento com a criança é melhor dessa maneira. Enquanto outras mães já no primeiro mês conseguem deixar o bebê em seu próprio quarto e ficar de olho na babá eletrônica. Isso depende da mãe, do bebê e do pai também, afinal essa é uma relação à três, e os pais tem que participar em algumas decisões.

Alguns pais não se incomodam que a criança durma no quarto do casal, enquanto outros preferem ter mais intimidade com a esposa.

No próximo post podemos discutir se vale a pena comprar o Moisés, quais as vantagens e desvantagens dele, e se existem alternativas que podem ser usadas. Se você já passou por essa fase compartilhe com a gente se valeu a pena ou o que teria feito diferente.

Bons sonhos,

Dra. Fernanda Freire

Comments are closed.

Não perca as novidades!