Incentivando a Leitura – Crie um Bom Leitor

Como fazer com que seu filho seja um Bom Leitor? Veja os benefícios e algumas dicas para incentivar a Leitura em casa. 

leitura
Fonte: depositphotos

Temos que admitir: Não somos um país que tem o hábito ler ou o gosto pela leitura. E você? Tem lido o quanto gostaria ? Me incluo nesse grupo. Precisamos dedicar mais tempo à leitura.

Às vezes me assusto com o número de livros que os filhos de amigas que estão vivendo nos EUA lêem por ano. É incrível! Tudo bem que leitura obrigatória pode não ser muito atraente, e quem sabe até despertar o desgosto pelo hobby.

Mas, no geral, o que vemos no exterior são crianças lendo além do obrigatório. Eles têm suas séries de livros favoritos, e carregam sempre um livro consigo. Lêem contentes e concentrados.

É claro que mudar a posição do Brasil no ranking da leitura vai ser difícil. Mas o que fazer para mudar essa realidade dentro de casa? Como estimular as crianças desde cedo?

O estímulo à Leitura deve ser iniciado muito antes da criança aprender à ler ou escrever. O aprendizado se inicia nos primeiros 3 anos de vida, quando ela tem contato com livros, papel e canetinhas (apropriadas e sempre com supervisão dos adultos). Isso facilitará a alfabetização mais tarde e sua entrada no mundo escrito.

A leitura ajuda também no desenvolvimento da linguagem. Crianças cujos os pais lêem com frequência para elas, apresentam vocabulário mais amplo e variado. Além disso, existem benefícios para o desenvolvimento cognitivo, reconhecimento de objetos, direções e ordens simples. Eles passam a conhecer a função das palavras e o conceito de cada livro traz uma idéia. A imaginação e criatividade também são promovidas com a atividade.

Ler é um hábito e quanto mais cedo introduzido na rotina, mas fácil será para a criança levar esse gosto ao longo de sua vida.

Veja algumas dicas para despertar o interesse do seu filho desde pequeno:

1) Escolha livros adequados para a idade dele: 

A maioria dos livros infantis vem com a recomendação da faixa etária. Procure no verso do livro ou na introdução.

Bebês preferem livros coloridos, com contrastes. Isso ajuda no desenvolvimento da visão também. Também existem livros que estimulam o desenvolvimento do tato, com texturas, e às vezes tecidos que produzem sons à fricção.

Acima de 1 ano, você pode investir em livros de animais e figuras. Ele começa a aprender a reconhecer os objetos, bichos e seus sons. Livros interativos, onde você abre uma janela, ou puxa um pedaço do desenho e aparece alguma coisa ou faz som, fazem eles se envolverem mais na história, e aprender que cada ação tem uma reação. Aponte para as palavras conforme você lê.

2) Leia para eles:

Conte histórias desde o nascimentos. Pode parecer que ele não presta atenção, mas muitas vezes eles ficam quietinhos só para ouvir sua voz.

Para os bebês, as histórias devem ser bem curtinhas. Gosto desses livros com 365 histórias para ler uma por dia. Mas é claro que se você puder comprar 2, e ler 2 histórias por dia, melhor.

Conforme ele vai crescendo, as historinhas vão aumentando, e tendo sequencia, continuidade.

3) Leia para ficar acordado:

Ler para que eles durmam é ótimo, continue com o hábito. À noite as histórias devem ser mais calmas, com tom de voz relaxante.

Mas implemente também um segundo horário de leitura no decorrer do dia. Ainda que sejam poucos minutos, você pode incluir gestos, tons de voz diferentes, imitar os personagens. Passará a idéia de que ler é divertido e animado.

4) Faça perguntas:

A partir dos 2-3 anos, eles participam mais da história. Faça perguntas sobre o livro para estimular a imaginação e a criatividade: Como era o castelo? Que cor ele tinha? Quem vivia lá?

A leitura atrai as pessoas porque cada um cria sua parte da história, imaginando o cenário, os personagens. Não é como o filme, que já entrega tudo “mastigado” para você e não tem espaço para suas idéias.

Quanto mais perguntas você fizer, mais as crianças vão se envolvendo e gostando de ler.

5) Crie o dia do livro: 

Sim, ele já existe. O Dia Mundial do Livro é dia 23 de abril, e celebrado em várias partes do mundo com eventos para promover o prazer da leitura.

Mas você pode criar seu próprio dia do livro. Faça um “Amigo Secreto” em casa, com a família e amigos. Livro é um presente barato.

Leve seu filho na livraria, para escolher o livro que ele dará de presente, e ver algumas opções que ele possa querer ganhar. Isso vai incentivando ele a buscar livros que ele goste, ter mais contato com a livraria, e se encantar por esse mundo.

6) Por último, e mais importante, Leia para você: 

Como em todos os outros comportamentos, exemplo é tudo para as crianças. Dedique 20-30 minutos a ler alguma coisa que você goste.

É raro que as crianças fiquem quietinhas, brincando sozinhas. Mas quando isso acontecer, aproveite para ler um pedaço do seu livro. Conforme o tempo for passando e ele for crescendo, a imagem dos pais lendo fica na cabeça da crianças e eles tendem a imitar o hábito.

E você? Quer compartilhar alguma dica boa de livro para as crianças?  
Entre em contato conosco clicando aqui ou direto no seupediatra@gmail.com. Curta nossa FanPage no Facebook e envie seu comentário.

Espero que tenham gostado da leitura desse post,

Dra. Fernanda Freire

Post Original 27/09/2014.

Não perca as novidades!