Quantas horas o bebê deve dormir por dia?

Quantas horas por dia o bebê dorme? Quantas sonecas ele tira durante o dia? Veja as horas de sono de acordo com cada idade.  3º Episódio “O sono do Bebê”

Fonte: Getty Images
Fonte: Getty Images

Hoje chegamos ao 3ª episódio da série “O sono do bebê”, e vamos falar um pouco sobre o que toda mãe se pergunta: Quantas horas o bebê deve dormir? Meu bebê está dormindo o suficiente?

Se você ainda não se inscreveu pode deixar seu e-mail para receber a 1ª Temporada da Série Completa – “O sono do Bebê” após o término dos posts.

Se você está lendo e participando dessa série sobre o sono bebê, e pesquisando o quanto ele deveria dormir, provavelmente você é quem não está dormindo bem.

Como eu disse lá no primeiro episódio da série, é muito difícil que o bebê não durma as horas que ele precisa dormir por dia. Geralmente, somos nós mães (e pais), que não dormimos as horas que gostaríamos ou que precisamos dormir. E por isso ficamos que nem louca pesquisando quantas horas o bebê dorme por dia. Achando sempre que nosso filho dorme pouco.

O filho da vizinha sempre “dorme que é uma maravilha”. Evite as comparações, afinal seu filho é só seu.

Quantas horas o bebê deve dormir por dia? Qual é o normal? 

Essa é mais uma das muitas perguntas que não tem resposta. Cada bebê tem uma necessidade diferente, e, assim como as curvas de peso, existe uma “faixa de normalidade” muito grande.

Só por quê uma criança pesa mais ou menos que a outra, não quer dizer que não seja normal.  E com o sono é igual. Uns bebês dormem mais, outros menos, o que vai dizer se o tempo que ele dorme é suficiente ou não são alguns sinais que ele dá ao longo do dia. E que falaremos nos próximos episódios.

Lembrando que essas horas de sono, não são necessariamente seguidas. O bebê pode ter despertares durante a noite e precisar de você para voltar a dormir, mas isso não quer dizer que ele está dormindo mal. Teremos outro episódio falando sobre os despertares também.

Existem algumas tabelas de quantas horas o bebê dorme com cada idade. Mas os estudos nessa área são poucos, e geralmente realizados em outros países. Nesses estudos são os próprios pais que relatam quantas horas o bebê dorme. E com isso é feito uma média. Por isso, antes de ver a tabela você deve deve considerar que:

  • Cada bebê tem uma necessidade específica. Se você acha que seu filho dorme mal e isso está atrapalhando ele, converse com seu pediatra e conte as alterações que você nota.
  • Essas tabelas falam as horas que o bebê dorme e não que os pais podem dormir. É normal termos que acordar algumas vezes para ajudar o bebê a dormir de novo.
  • Os hábitos de sono variam de acordo com cada cultura. Como essas tabelas não são brasileiras podem ser um pouco diferentes do que teríamos no Brasil, um país de tem mais Sol e outro modo de vida.
  • A média de horas de sono diária vai mudando de geração para geração. Antigamente tanto os bebês quanto os adultos costumavam dormir mais. Se isso é bom ou ruim é outro assunto.

Depois dessas considerações, uma das tabelas mais conhecidas e divulgadas é essa feita com base em um estudo de 493 crianças suíças e publicado na revista científica Pediatrics (Iglowstein et al 2003).

Na 1ª coluna está a idade em meses, na 2ª o total de horas de sono (nas 24 horas), na 3ª o sono durante a noite, e na 4ª as horas de sono durante o dia. As duas últimas mostram a faixa de horas que 50% e 96% dos pais responderam que o filho dormia.

baby-sleep-chart
Fonte: Iglowstein et al 2003. Retirado do Site: http://www.parentingscience.com

 

Essa segunda tabela foi feita com base nos dados do National Sleep Foundation, e é interessante porque coloca mais ou menos quantas “sonecas” (naps) o bebê costuma tirar ao longo do dia com cada idade. Outra coisa que varia muito de bebê para bebê, tem bebê que tira mais sonecas, e outros que ficam acessos o dia inteiro. 

horassono
Retirado de: http://www.parents.com/

 

Se você quiser ler um pouco mais sobre o assunto deixei abaixo os sites onde você pode encontrar as tabelas e mais informações.

E por aí? Quantas horas o seu bebê está dormindo e quantos meses ele tem? Bateu com a tabela? Deixe seu comentário no Facebook e podemos fazer uma tabela só nossa.

Recomende SeuPediatra para uma amiga:

Beijos,

Dra. Fernanda Freire

Fontes e Bibliografias:

http://www.parentingscience.com/baby-sleep-chart.html

http://www.parents.com/baby/sleep/basics/age-by-age-guide/

http://sleepfoundation.org/sleep-topics/children-and-sleep

Não perca as novidades!