O bebê pode ter reação ao leite materno?

Existe reação ao leite materno? O que comemos passa pro leite? Que alimento pode dar cólica?  Como descobrir qual o alimento responsável? O que é proibido?

reacao-ao-leite-materno
Fonte: GettyImages

O post de hoje é sobre o tema sugerido pelas leitoras que foi mais votado na FanPage na semana passada.

O bebê que mama exclusivamente leite materno pode apresentar reações aos alimentos que a mãe come? Pode ter reação ao leite materno?

Esse é um assunto que pode causar muitas brigas e situações desconfortáveis na nova família que se formou. Digo isso porque, normalmente, as mães de primeira viagem são mais afetadas pelas opiniões alheias. Existe uma insegurança normal no primeiro filho, e as outras pessoas que já tiveram filhos se sentem no direito dar palpite na sua vida.

Quando seu bebê começa a ter cólica então (o que pode acontecer com muita frequência)…. aí que as coisas pioram. Todo mundo que você conversa te MANDA parar de comer alguma coisa, e quando você vê, você está comendo canja de galinha de manhã, de tarde e de noite.

Por isso, vamos tentar esclarecer algumas coisas.

Tudo o que comemos passa o leite materno?

“Nós somos o que comemos” já diria Hipócrates. E nosso peito terá que produzir o leite com os ingredientes que oferecemos para ele. Do mesmo jeito que você só faz um bolo com os ingredientes que tem em casa. Por isso que as mulheres não devem beber bebidas alcóolicas se estão amamentando, por exemplo.

Então, SIM, a alimentação da mãe influencia no leite materno. Mas aí a causar reação no bebê são outros 500.

Depende do alimento e depende do bebê. Quando comemos, o alimento será digerido, ele vai ser “quebrado” no intestino, e esses pequenos pedaços que serão absorvidos podem ou não causar reações no bebê.

Qual é o principal alimento que PODERIA provocar reações no bebê?

Se o bebê for alérgico a proteína do leite de vaca, o leite ou derivados que a mãe toma podem causar reações no bebê. Porque a alergia ao leite ocorre justamente por esses “pequenos pedaços” que são produzidos quando quebramos o leite.

Mas ATENÇÃO, a reação só ocorre se o bebê for alérgico. Por isso é importante fazer o diagnóstico corretamente.

E quanto aos outros casos e outros alimentos? Quais alimentos podem causar gases ou cólica no bebê?

Você pode baixar em qualquer site listas e listas de alimentos que causam cólica no bebê. A cólica do bebê é resultado de vários fatores (imaturidade do intestino, sensibilidade do bebê, imaturidade do cérebro), como já escrevi em outro texto. Não existem estudos que correlacionem um alimento específico que a mãe ingere à causa da cólica (exceto nos casos das alergias).

Os famosos alimentos que causam gases, como o brócolis, couve, feijão e companhia, realmente causam gases porque fermentam no nosso intestino e vão liberar gases. Mas depois de digerido e absorvido pelo seu corpo, pode não causar nada no bebê.

Chocolates e bebidas com cafeína poderiam deixar o bebê mais irritado por isso é bom moderar o consumo. Mas se você toma e seu bebê continua alegre e contente não tem porque ser proibido.

Nessa altura você já deve ter percebido que cada bebê é único e o seu é mais do que especial. Por isso tem bebês que podem ser sensíveis a determinados alimentos que a mãe come e outros que não. Cada caso deve ser avaliado individualmente, sem criar listas e proibições.

Como descobrir qual alimento causa cólica?

O jeito é simples e antigo, você suspeitou que o dia que comeu tal coisa seu bebê ficou mais irritado, parece estar com mais cólica. Fica sem comer isso por uns dias e vê se melhora. Depois para reduzir a chance de ter sido apenas coincidência você volta a comer essa comida. Se ele piorar então é bom reduzir o consumo desse alimento.

Os casos de alergia são especiais e devem ter muito bem avaliados pelo alergista. Existe tempo mínimo para retirar o alimento para ver se é mesmo alergia ou não e muitos outros fatores que influenciam no diagnóstico. Por isso converse com seu pediatra e se for necessário ele te encaminhará ao alergista.

Algum alimento pode alterar o gosto do leite materno?

Sabe-se que o leite materno vai alterando levemente seu sabor. As coisas que comemos podem sim modificar o sabor do leite, mas é tão pouco que seu bebê não está nem aí pra isso. Ele quer mais é matar a fome dele com o leitinho da mamãe. Mas outros alimentos muito fortes poderiam não agradar o paladar dele.

Se você comer alguma coisa muito forte, como aquele acarajé QUENTE (para quem não sabe o quente é a pimenta) e o seu bebê recusar o leite, você já sabe porquê. Melhor pedir o “frio” da próxima vez.

Como deve ser a alimentação da mãe que amamenta ao seio?

Alimentação equilibrada, variada e saudável. Sem restrições ou proibições desnecessárias. Abuse dos produtos naturais, como frutas e vegetais e tome muita, muita água porque ajuda a produzir mais leite.

Pode comer um doce ou chocolate, tomar um refrigerante? Pode comer como qualquer pessoa “normal”, se recomenda que coma esporadicamente e sem exageros. Afinal amamentar não nos torna menos “normais”.

Aproveite essa fase da amamentação sem culpas, porque é uma fase ótima e logo deixará saudades. Outro dia mesmo encontrei um desses absorventes de seio perdidos na gaveta e bateu uma saudade…

Já Curtiu SeuPediatra? Recomende para uma amiga:

Beijos,

Dra. Fernanda Freire

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Não perca as novidades!