O que é Glúten?

Veja onde encontramos Glúten e se faz mal comer alimentos com glúten. Quem não pode comer glúten? O que acontece se essa pessoa comer glúten? Por que você precisa saber quais alimentos contém glúten?

oqueeglutenVocê já deve ter reparado que cada vez mais aparece a palavra Glúten na sua vida. Em uma revista, nos rótulos dos produtos, até nos cardápios de restaurantes, as palavras Contém Glúten ou Não Contém Glúten (Gluten Free) saltam à nossa vista e agora fazem parte de nossa vida.

Provavelmente você passou a vista e nem pensou o que isso realmente significa. Por que isso é tão importante? Na coluna #Decifrando de hoje te ajudo a entender um pouquinho sobre o assunto, e por quê isso é importante ainda que você não tenha nenhum problema com Glúten.

1º ponto: O que é o Glúten e Que alimentos contém Glúten?

O Glúten é uma proteína encontrada em cereais, como o trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Todos os alimentos que levam um desses itens em suas receitas contém glúten. Geralmente pães, bolo, biscoitos, macarrão, pizza, são feitos com trigo e por isso levam glúten.

Talvez você estranhe que seja uma proteína, pois você sempre achou que trigo era um carboidrato. Na verdade, a maior parte do trigo é mesmo carboidrato, mas existe também pouquinho de proteína, entre elas o glúten.

2º ponto: Quem não pode comer alimentos com glúten?

Existe uma doença, conhecida como doença celíaca, que é como se fosse uma alergia a essa proteína. Mas no fundo é diferente da alergia, é uma doença auto-imune, a própria pessoa produz anticorpos que atacam as células do intestino, o que acaba causando uma inflamação no intestino e provocando os sintomas.

O Glúten só faz mal para quem tem Doença Celíaca ou alguma outra doença que justifique a retirado do glutén da dieta. As outras pessoas podem ter uma dieta normal sem se preocupar com isso. Evite as dietas da moda, e não retire alimentos da sua dieta sem a orientação de um médico.

3º ponto: O que acontece se alguém que tem doença celíaca come glúten?

Ocorre um atrofia da mucosa do intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes e  vitaminas. As crianças podem apresentar diarréia crônica e, principalmente, atraso no crescimento. Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, inclusive quando adultos.

4º ponto: Por que é bom você saber o que tem glúten, mesmo sem ter a doença?

Algum amigo do seu filho pode ter doença celíaca, e não poderá comer glúten. Seria legal se você pudesse convidá-lo a sua casa, igual faz com todos os amiguinhos dele, e servir um lanche que todos possam comer e se divertir juntos. Essas crianças se sentirão menos excluídas, e ficarão mais felizes com essa medida muito simples.

E por último: Onde conhecer mais e buscar ajuda?

No site da Acelbra (Associação dos Celíacos do Brasil) você pode ler um pouco mais: http://www.acelbra.org.br/. O site da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil também tem muita informação legal. Além disso, converse com o seu pediatra e, se te interessa, podemos falar mais o assuntos em outros posts.

Que tal um lanchinho sem glúten? Se tiver receitas e sugestões coloque nos comentários ou na nossa página do Facebook: www.facebook.com/seupediatra.

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!