Como ensinar seu filho a beber água

Seu filho não gosta de beber água? Ele não toma água o suficiente ou só toma suco? Veja como evitar essa situação desde cedo e mudar esse costume.

Fonte: Getty Images

Muitas mães reclamam que o filho não bebe água. Ninguém “gosta” de beber água. Lembra das aulas de ciência? A água é inodora, incolor e insípida, ou seja não tem gosto. É difícil gostar de algo que não tem gosto, quem não iria preferir um suco de melancia ou água de coco?

Beber água é um hábito e mesmo os adultos tem dificuldade de beber a quantidade recomendada. Por isso, o quanto antes você conseguir introduzir esse hábito ao seu filho mais fácil será.

O bebê não precisa de nada além do leite materno até os 6 meses de vida, nem água. Após os 6 meses você começará a oferece as frutas. Prefira sempre as frutas ao invés do suco, suco geralmente só depois de um ano, converse com seu pediatra. Aproveite essa etapa para ele aprender a tomar água, antes de aprender a tomar suco. Se você começar com o suco que é docinho e gostoso, ele não vai querer trocar pela água que não tem sabor.

Dê a papinha de frutas e depois ofereça água no intervalo das refeições. Depois do 1o ano, quando ele estiver bem familiarizado com água, você poderá introduzir suco. Pequenas quantidades porque a fruta é sempre mais nutritiva e tem mais fibra.

Escolha um copo ou garrafinha apropriado para a idade. Insista com o escolhido por pelo menos 2 semanas e se não funcionou tente outro tipo de copo ou de bico.

Tenha sempre água à mão. À qualquer hora do dia, em qualquer lugar da casa, esteja sempre com seu copinho de água e ofereça de tempos em tempos. Para ir criando o costume. Evite dar água ou qualquer outro líquido antes das refeições para não atrapalhar o apetite.

Se seu filho já passou a fase de introdução dos alimentos, só toma suco e não quer tomar água o jeito é continuar insistindo. Crianças geralmente gostam de novidade, experimente separar um copo novo só para água, colorido, com canudo, ou oferecer a água em golinhos no copo se ele ainda não toma líquidos desse jeito. No início pode fazer um pouco de bagunça mas logo ele aprende e vai gostar. Até que ele se acostume você continua insistindo e dando na colher se for necessário. Paciência e carinho que ele irá se acostumar.

Tente reduzir a quantidade de suco após o almoço, e oferecer um pouco de água depois para ir facilitando a aceitação.

Vale sempre recordar que somos um espelho para as crianças, e dar o exemplo é parte importante na educação, isso também vale para beber água. Bebe mais água, e deixe que ele te veja beber água muitas vezes.

Lembre-se que água de coco não é água. A água de coco tem muitos sais minerais, que seria boa para repor às perdas em casos específicos. Mas para hidratar o organismo ao longo do dia precisa tomar água natural mesmo.

Saúde,

Já Curtiu Seu Pediatra? Compartilhe com uma Amiga:

Dra. Fernanda Freire

Primeira Publicação 06/02/15.

Comments are closed.

Não perca as novidades!