Benefícios da Amamentação para a Mãe!

Os benefícios da amamentação vão além da saúde do bebê. Amamentar faz bem para a mãe. Veja a lista completa para não desanimar no meio do caminho.

Crédito: nPine / Getty Images
Crédito: nPine / Getty Images

Você já deve estar careca de saber que amamentar faz bem para o bebê. Mas o que pode ser que você ainda não conheça por completo são os benefícios da amamentação para a Mãe.

Isso mesmo! Amamentar traz muitas coisas boas para nós mães e mulheres. Tanto para a saúde física quanto para saúde mental.

Amamentar não é fácil! Principalmente no início. Exige paciência, persistência e muita força de vontade. Às vezes o sono, o cansaço e o estresse, podem nos atrapalhar ou nos desanimar.

Para não perder o pique, respire fundo e pense que sua dedicação terá retornos não só para a saúde do bebê (que é a parte mais importante da sua vida), como também para a sua saúde.

Os Beneficios da Amamentação para a Mãe:

1) Reduz o Risco de Hemorragias no pós-parto e o Risco de Anemia: amamentando assim que o bebê nasce, o útero contrai mais rápido, você perde menos sangue e tem menor risco de ter anemia.

2) Quem amamenta tem menos chance de ter câncer de útero e ovário após a menopausa.

3) Diminui o risco de ter osteoporose.

4) Reduz o risco de desenvolver síndrome metabólica (Doenças Cardíacas e Diabetes).

5) Aumenta a auto-estima da mulher, se sentindo mais segura, confiante, e melhora o bem-estar. A mulher se sente realizada.

6) É prático, fácil e barato: Está pronto, na quantidade necessária, à temperatura ideal, e limpinho. Sem necessidade de esterilizadores, micro-ondas ou garrafas térmicas. Você acorda no meio da madrugada e não tem que ficar se preocupando se está quente ou frio. O preço é uma maravilha, GRATUITO e À VONTADE. Quando na vida você vai conseguir outro alimento assim?

7) Apesar de muitos dizerem que uma das vantagens da amamentação é Aumentar o intervalo entre as gestações, porque diminui a chance de ovulução, não dá para apostar todas suas fichas nisso. Se você não quer engravidar logo depois de ter seu bebê, porque o ideal é esperar um pouco mesmo, seu obstetra te receitará uma pílula que pode ser usada durante a amamentação, sem riscos para o bebê.

8) Por último, o Melhor: Amamentar ajuda a recuperar o peso anterior à gestação. Evita a obesidade pós-parto. Gasta muitas calorias, mas CUIDADO, dá MUITA fome também. É só se alimentar de maneira saudável, evitando doces, que seu peso irá retornando ao normal pouco a pouco.

Se voce está com dificuldades para conseguir amamentar, existem muitos lugares onde você pode buscar auxílio. Eu também estou aqui, para te ouvir e te ajudar a encontrar um lugar onde buscar apoio e te animar a seguir nesse Luta. Pelo bem de Todos!

Anime-se, depois que você pegar o jeito você verá que amamentar é muito gostoso e gratificante.

Aproveite enquanto você pode ter filho grudadinho em você,

Dra. Fernanda Freire

Não perca as novidades!