Dar mamadeira faz o bebê dormir mais?

Como fazer o bebê dormir mais? Você está precisando de uma força para continuar amamentando pela madrugada? Não desista de amamentar por causa do cansaço. 

 

É claro que tem mães que por algum motivo não puderam amamentar. A ideia desse post não é discutir isso, é só dar uma força para quem está amamentando e quer continuar, mas precisa de um ânimo. Esse texto eu escrevi para o mãedeguri, e compartilho agora com vocês aqui no site.

Bebê que toma mamadeira dorme mais? Mito ou Verdade? 

Uma das principais causas do desmame precoce é a falta de informação. Como todo mundo quer dar palpite na sua vida depois que você tem um bebê, você acaba seguindo uma ou outra recomendação e pode “dar com os burros n’água”.

Você adora amamentar, faz isso com todo o prazer do mundo, e não quer nem pensar em parar. Mas, pode confessar, já está cansada de acordar várias vezes durante a madrugada? Você está precisando daquela dose de energia, de ânimo para seguir dando o melhor para seu filho, e chega aquela vizinha e fala: “Dá uma mamadeira para ele antes de dormir”. Algumas pessoas podem acabar seguindo os conselhos errados e se arrependendo depois. Por isso é bom desmistificar algumas coisas.

Qual o problema de dar “UMA” mamadeira para o bebê?

A mamadeira é muito mais fácil para o bebê, ele não precisa fazer força. A musculatura não é estimulada da maneira correta. Ele pode começar a rejeitar o peito, pouco a pouco. E muitas mães se arrependem quando isso acontece, porque elas queriam continuar amamentando e sabem como o leite materno é importante.

Dar uma mamadeira antes de dormir não é garantia nenhuma de que o bebê dormirá mais tempo. Muitos bebês dormem horas seguidas após mamar no peito, enquanto outros acordam de hora em hora mesmo tomando a mamadeira. O padrão do sono do bebê é individual e depende da rotina estabelecida e do amadurecimento de cada bebê. Tem bebê que não está preparado para dormir a noite toda, e não será uma mamadeira que vai mudar isso. É maturidade. Geralmente não é por fome que o bebê se desperta tanto, ele precisa de carinho, precisa saber que você está ali com ele, como sempre esteve quando ele esteva na sua barriga. Existe uma falsa expectativa em relação ao sono dos bebês. É natural os bebês despertarem algumas vezes à noite.

Por isso, se você amamenta com prazer e quer continuar fazendo isso, evite usar a mamadeira. Muitas vezes o estresse por dormir mal podem fazer com que você não consiga avaliar a situação da maneira correta. O bebê acordar algumas vezes durante a noite ajuda a mãe a manter a produção do leite. Isso é ótimo!

Para tentar descansar um pouco mais, e não deixar de amamentar você pode tentar outras alternativas:

  • Deixe o pai participar – se o pai participa e faz seu papel, ele pode levantar para pegar o bebê e levar até você, esperar ele mamar e depois fazer ele arrotar se for preciso. Se ele fizer isso pelo menos uma vez na noite, você já consegue descansar um pouquinho mais e se sente mais apoiada nessa tarefa. Às vezes não é o cansaço físico que incomoda tanto.
  • Coloque o berço perto da sua cama. Isso facilita na hora de acordar para amamentar. Ter que mudar de quarto pode te deixar mais cansada. Não precisa ter medo de o bebê “acostumar mal”. Isso é bobagem. O bebê estar acostumado com os pais é ótimo, não sei porque inventaram isso de “acostumar mal”. Bebês precisam sentir confiança nos pais, é natural.
  • Se você percebe que muita vezes o bebê não quer mamar, não está com fome, pega o peito só para dormir, só quer carinho e atenção para dormir tranquilo, o pai também tem esse papel. Será bom para o contato entre eles. Se sua sogra ou sua mãe também estão por aí, elas também vão adorar fazer esse papel.
  • Jogue tudo pro AR. Quando o bebê dormir de tarde ou tirar aquela sonequinha de dia, esqueça toda a roupa para passar, cozinha para arrumar, facebook, whatsapp. Vá para cama imediatamente e durma tudo o que puder. Esses cochilos podem salvar seu dia e seu humor, repor as energias que você precisa para continuar dando o melhor para seu filho. As tarefas da casa ficam para mais tarde, ou você pede ajuda para alguém, já que só você pode amamentar seu filho outra pessoa pode te ajudar com as outras tarefas.

Antes de seguir qualquer palpiteiro de plantão, converse com seu pediatra, e peça orientações.

Força e tranquilidade que logo ele estará mais maduro e vai dormir melhor.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire

*Texto que escrevi originalmente em março/15 para o site mãedeguri. 

Comments are closed.

Não perca as novidades!